Acne

A acne é um problema que se caracteriza pela inflamação da unidade pilossebácea, a qual promove o surgimento de várias lesões características.

A acne é um problema que afeta diretamente o psicológico do paciente.
A acne é um problema que afeta diretamente o psicológico do paciente.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Muitas pessoas, principalmente adolescentes, sofrem com a famosa acne vulgar, o tipo mais comum de acne. Acredita-se que cerca de 80% da população em algum momento da vida terá o problema, sendo a incidência maior na adolescência. Geralmente as lesões atingem a face do paciente, o dorso e o tórax.

→ O que é a acne vulgar?

A acne vulgar é um problema caracterizado pela inflamação da unidade pilossebácea (unidade formada por glândulas sebáceas e folículos pilosos), o que causa o surgimento de lesões desagradáveis na pele, que variam desde cômedos (“cravos”) até nódulos e cicatrizes que causam deformação na pele. A acne está relacionada com níveis de hormônio elevados, acontecendo, portanto, com mais frequência na adolescência.

Podemos dizer que a formação da acne é sustentada por quatro eventos:

  1. Formação do cômedo: Ocorre uma obstrução na glândula sebácea em virtude do acúmulo de sebo e queratina, o que impede a drenagem do sebo. O cômedo pode ser aberto ou fechado. O fechado possui aspecto esbranquiçado, e o aberto, cor escura por causa da oxidação de gordura e produção de melanina por parte dos melanócitos;
     
  2. Produção de sebo: Inicia-se uma grande produção de sebo pela glândula sebácea em razão da presença de hormônios andrógenos;
     
  3. Desenvolvimento da bactéria Propionibacterium acnes: O sebo retido pela presença do cômedo favorece o desenvolvimento bacteriano.
     
  4. Desenvolvimento da inflamação.

Costuma-se classificar a acne de acordo com seu grau de gravidade. A acne de grau I não é inflamatória, sendo caracterizada apenas pela presença do cômedo. Já a acne de grau II, III, IV e V são inflamatórias, sendo o grau V (acne fulminante) uma acne grave e rara que leva ao surgimento de febre e até hemorragias.

→ A acne vulgar apresenta relação com a falta de higiene?

Não existe relação entre a presença de acne e a falta de higiene, ou seja, a presença de acne não significa que uma pessoa não lava sua pele adequadamente. No que diz respeito à acne facial, existem trabalhos que indicam que uma lavagem frequente deixa a pele mais sensível, aumentando a irritação. É por isso que se recomenda que o rosto seja lavado apenas uma vez com um produto mais adequado ao tipo de pele.

→ A acne vulgar é um problema de saúde grave?

A acne felizmente não está associada a casos de óbitos ou incapacidades físicas, entretanto, pode levar ao surgimento de cicatrizes e afetar diretamente o psicológico de seu portador. Geralmente quem possui acne acaba tendo seus relacionamentos afetados em virtude da baixa autoestima e inibição social. Por se tratar de um problema comum, principalmente entre adolescentes, muitas pessoas demoram a procurar ajuda, o que acaba influenciando o desenvolvimento pessoal do adolescente.

→ Qual é o tratamento correto em casos de acne vulgar?

O tratamento correto é indicado pelo dermatologista, sendo necessário analisar cada caso. Entre as principais recomendações, destaca-se lavar a área afetada apenas uma vez ao dia com produto indicado pelo médico e secar o local de maneira suave. Alguns estudos mostram que sabonete antibacteriano nem sempre é uma boa opção, pois os componentes abrasivos podem irritar a pele. É também importante evitar produtos muito oleosos, nunca espremer a lesão e não utilizar soluções caseiras sem conhecimento de um médico.

Além desses cuidados com a pele, pode-se recomendar tratamento tópico, oral e, em alguns casos, cirúrgico. Entre os tratamentos tópicos, existem cremes, os quais são usados por pacientes com pele seca, gel utilizado por pacientes com peles oleosas e soluções quando o tratamento é feito para uma região muito extensa ou com muito pelo. O tratamento oral geralmente é feito em pacientes com acne muito severa ou ainda em pacientes que não responderam a um tratamento inicial ou que possuem acne principalmente no tronco. Para o tratamento oral, pode-se recomendar uso de antibióticos, hormônios, entre outros produtos.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................