Amensalismo

O amensalismo é uma relação ecológica interespecífica desarmônica em que um organismo inibe o crescimento e a reprodução de outro.

A maré vermelha é um exemplo de amensalismo
A maré vermelha é um exemplo de amensalismo

As relações ecológicas podem ser definidas como as interações entre os seres vivos. Essas interações podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes e podem ser ainda benéficas ou prejudiciais a algum dos envolvidos.

As relações ecológicas entre indivíduos de uma mesma espécie são chamadas de intraespecíficas, e aquelas interações entre indivíduos de espécies diferentes são as interespecíficas. Quando os envolvidos são beneficiados, ou um é beneficiado e o outro não sofre nada com a interação, as relações ecológicas recebem o nome de harmônicas. No caso de um dos participantes ser prejudicado, trata-se de uma relação desarmônica.

O amensalismo é um exemplo de relação ecológica desarmônica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, é interespecífica.

→ Como ocorre o amensalismo?

O amensalismo, também conhecido como antagonismo e antibiose, acontece quando um organismo impede o crescimento e a reprodução de outro grupo de seres. A espécie que inibe, geralmente produzindo algumas secreções, é chamada de inibidora, e a que é inibida chama-se amensal. Nessa relação, a espécie inibida é a prejudicada, enquanto a outra não sofre nada com essa interação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Exemplos de amensalismo

O amensalismo acontece, por exemplo, quando um micro-organismo produz uma substância que inibe o crescimento de outro. Esse é o caso da penicilina, que é liberada por um fungo do gênero Penicillium e que impede o desenvolvimento de algumas espécies de bactérias, causando-lhes a morte ou ainda deixando-as em estado de dormência. A penicilina é considerada um grande avanço na área médica e é usada para o tratamento de várias doenças bacterianas.

Outro exemplo de amensalismo é a maré vermelha. Nesse fenômeno, observa-se o aumento exagerado de algas que produzem toxina (floração tóxica). Essas toxinas podem provocar a morte de vários organismos, por isso, dizemos que esse é um caso de amensalismo. A expressão “maré vermelha” refere-se ao surgimento de grandes manchas avermelhadas no mar, que dependem da espécie de alga envolvida nessa relação desarmônica.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Maré vermelha

Fenômeno provocado pela superpopulação de algas, e que pode causar trágicas consequências.

Relações Desarmônicas

Relações ecológicas nas quais pelo menos uma espécie sofre danos.

Relações Harmônicas

Relações ecológicas nas quais pelo menos uma espécie se beneficia, mas sem causar danos à outra.