Arroz com feijão, uma perfeita combinação

Ao comer arroz com feijão, você está fornecendo ao seu corpo todos os aminoácidos essenciais necessários, além de sais minerais, vitaminas e fibras.

O arroz com feijão é uma combinação bastante nutritiva
O arroz com feijão é uma combinação bastante nutritiva
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Com toda a certeza, você já se alimentou de arroz com feijão. Essa é uma combinação bastante comum no dia a dia do brasileiro e também bastante nutritiva. Você sabia, por exemplo, que essa mistura fornece-nos todos os aminoácidos de que precisamos, além de ser rica em vitaminas e sais minerais? A seguir, você descobrirá as maravilhas da alimentação com arroz e feijão.

→ Arroz, feijão e aminoácidos

Sabemos que os aminoácidos são os compostos que formam as proteínas, importantes macromoléculas biológicas. Os aminoácidos são classificados em essenciais e não essenciais, e o primeiro grupo deles é composto por aminoácidos que não podem ser produzidos pelo homem e, portanto, é necessário ingeri-los.

No arroz com feijão, encontramos todos os aminoácidos essenciais de que precisamos, por isso, essa combinação é complementar. No feijão, temos todos os aminoácidos essenciais, entretanto, ele é pobre em metionina e cisteína. Essa deficiência é compensada ao comer arroz, que é rico nesses aminoácidos. O arroz, no entanto, possui pouca lisina, que é compensada, por sua vez, pelo feijão, rico nesse aminoácido. Percebe-se, portanto, que um alimento é capaz de complementar o outro, o que garante a quantidade de aminoácidos ideal para os seres humanos.

→ Outros nutrientes

Além dos aminoácidos, o arroz com feijão é rico em outros nutrientes, tais como sais minerais e vitaminas. O arroz, por exemplo, apresenta uma série de benefícios, destacando-se por ser rico em amido e constituir uma importante fonte de energia. Esse alimento também contém fosfato, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Além disso, sua taxa de absorção é alta, e suas taxas de gordura são baixas, assim como as quantidades de sódio. As fibras também estão presentes no arroz do tipo integral. Essas fibras protegem o organismo contra várias doenças, como câncer colorretal e obesidade, além de diminuírem os níveis de colesterol e garantirem o funcionamento adequado do intestino.

O feijão também não fica atrás quando o assunto é a quantidade de nutrientes. Nesse alimento, encontramos cálcio, ferro, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes. Ele também apresenta fibras, o que o torna também importante na prevenção de várias doenças.

Juntos, o feijão e o arroz formam uma dupla nutricionalmente imbatível. Sendo assim, nada mais adequado do que manter na dieta essa tradicional combinação da nossa culinária. Entretanto, lembre-se de que é um prato com alto valor energético, logo, é importante ter moderação.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................