Astrologia - Horóscopo

Por Mariana Araguaia
PUBLICIDADE

A Astrologia não é exatamente uma ciência, pois é o estudo da influência dos astros no comportamento e destino dos seres humanos.

A astrologia é um conhecimento tradicional dos povos da antigüidade, pois desde a era antiga os povos observavam os céus, os astros e utilizavam este conhecimento para diversos tipos de previsões, como épocas de certas colheitas, o tempo, previsões de fatos para reis e à nação, previsões de guerras, catástrofes e sucessão de governantes.

Ela foi desenvolvida na Mesopotâmia, atual Iraque, por volta de 2000 a.C. Os fênomenos astronômicos eram observados e relacionados com os fatos que ocorriam no mundo e na vida dos indivíduos.

Hoje o conhecimento astrológico está difundido, especialmente no Ocidente, várias pessoas fazem consultas diárias em Mapas astrológicos e o seu horóscopo.

A base da astrologia é o mapa natal (também chamado carta natal, carta astrológica, mapa de nascimento, horóscopo ou apenas carta). Este mapa é um digrama bidimensional que representa a posição aparente dos corpos celestes vistos de certo local da Terra em um dado momento. A interpretação do mapa leva em consideração:

- os aspectos astrológicos: relação trigonométrica dos corpos celestes entre si,
- posição destes corpos em relação aos signos do zodíaco,
- posição destes corpos em relação ao horizonte (o ascendente), zênite e nadir, e em um dos sistemas de casas astrológicas.

Há, no entanto, diferenças na forma como estes três apoios básicos são usados nas diferentes tradições, as quais incluem: desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras idéias de constelação surgiram dessa necessidade de acompanhar o movimento

Horóscopo

A astrologia divide os tipos humanos em 12, de acordo com a época do ano em que a pessoa nasce (o mês), também chamados de signo solar, representam a posição que estava o Sol em uma das 12 constelações do céu.

A ordem são: áreis, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escoripão, sagitário, capricórnio, aquário e peixes.

Os quatro elementos da natureza (fogo, terra, ar e água) também caracterizam os signos.

Signos de Fogo - áries, leão e sagitário tendem a serem impulsivos;
Signos de Terra - touro, virgem e capricórnio tendem a serem práticos;
Signos de Ar - gêmos, libra e aquário tendem a serem mentais;
Signos de Água - câncer, escorpião e peixes tendem a serem emocionais.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................