Ataques de tubarão

Os ataques de tubarão normalmente ocorrem porque esse animal confunde o ser humano com uma de suas presas habituais.

Os tubarões podem confundir os humanos com suas presas habituais
Os tubarões podem confundir os humanos com suas presas habituais
PUBLICIDADE

Apesar de pouco frequentes, os ataques de tubarão causam temor em muitas pessoas que frequentam praias do Brasil e do mundo. A imensa força desses animais, capazes de matar uma pessoa em apenas uma mordida, e os relatos assustadores de quem foi atacado contribuem para esse cenário. Mas, afinal, por que os tubarões atacam os banhistas?

Entre os principais fatores que levam aos ataques de tubarão, destaca-se a ação do homem, que acaba atraindo espécies para regiões próximas à praia. Em Recife, por exemplo, os ataques, relativamente frequentes, relacionam-se com a construção do Porto de Suape, que ocasionou a modificação do ecossistema, fechando estuários e aterrando manguezais, que apresentam uma grande biodiversidade e, consequentemente, forneciam alimento para tubarões.

Quando se destrói o habitat de um organismo, é comum que este parta para outro local em busca de alimento e abrigo. No caso das praias de Recife, é possível observar o descarte no mar de animais que foram pescados com redes de arrasto e não são de interesse para o pescador, um prato cheio para os tubarões. Além disso, os tubarões também são atraídos pelos restos de alimentos e dejetos lançados pelos navios.

A disponibilidade de alimento em uma área faz com que tubarões retornem frequentemente àquele local. Caso seja uma região amplamente frequentada, esses animais terão um maior contato com banhistas, o que pode causar acidentes graves e até mesmo fatais.

Os ataques normalmente ocorrem porque os tubarões confundem a vítima com suas presas habituais, principalmente em áreas que as águas são turvas. Os acidentes podem ocorrer ainda em decorrência da necessidade do tubarão de proteger seu território, uma atitude comum em várias espécies.

Apesar dos ataques, é importante salientar que os tubarões são fundamentais para o ecossistema marinho, sendo, portanto, fundamental a sua preservação. A destruição de espécies de tubarões causam danos à cadeia alimentar, por exemplo, uma vez que suas presas aumentam em número e provocam desequilíbrio. Além disso, como algumas espécies alimentam-se de animais mortos, são essenciais para a saúde do oceano.

O que pode ser feito para evitar acidentes com tubarões?

Alguns cuidados podem ser tomados pelos banhistas para evitar possíveis ataques. Veja algumas recomendações:

  • Evitar áreas de mar aberto, principalmente se estiver com algum sangramento;

  • Evitar nadar ao amanhecer e no final da tarde, período em que os tubarões são mais ativos;

  • Evitar nadar em regiões com água turva, pois elas aumentam a chance de um tubarão lhe confundir com uma presa;

  • Evitar nadar em áreas próximas aos barcos de pescadores;

  • Evitar áreas que possuem registro de ataques e lembrar sempre de respeitar a sinalização nas praias.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................