Biologia celular

Mitocôndria visualizada ao microscópio óptico.

Graças à invenção do microscópio, há poucas centenas de anos, as células puderam ser descobertas. Tal fato propiciou o surgimento da ciência relativa ao seu estudo: a Citologia.

A célula é a unidade estrutural dos seres vivos. Mesmo se apresentando com tamanho microscópico, cerca de cinco vezes menor que a menor partícula que nossos olhos conseguem enxergar; é em seu interior que ocorre a maioria das reações e processos químicos responsáveis pelo metabolismo dos organismos vivos. Outra característica desta estrutura é a capacidade de reprodução, por meio da divisão de células preexistentes.

São dois os tipos de células: as procarióticas, mais simples; e as eucarióticas, mais complexas. Apesar de compartilharem as características anteriormente descritas, elas possuem particularidades significativas. As procarióticas são encontradas em bactérias e arqueas; já as eucarióticas, em todo o restante dos seres vivos, ou seja: protozoários, algas, vegetais, fungos e animais. Um caso à parte diz respeito aos vírus que, por serem acelulares, não são considerados seres vivos por alguns cientistas.

Diante do exposto, é inquestionável a importância de se compreender os aspectos inerentes à célula, desde sua composição e funções que executa; até mesmo como, de forma geral, preparar certas amostras de material biológico e visualizá-las ao microscópio.

Com certeza, é um desafio instigante!

Visite os textos desta seção e veja que, de fato, Saint-Exupéry estava certo: “o essencial é invisível aos olhos”!

Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!