Bursite

A bursite é causada por uma inflamação na bursa
A bursite é causada por uma inflamação na bursa
Por Paula Louredo Moraes
PUBLICIDADE

Para entendermos o que é e quais são as causas da bursite, vamos conhecer um pouco mais da anatomia do nosso corpo. No corpo humano, mais precisamente nos quadris, punhos, ombros, cotovelos, tornozelos e joelhos, há pequenas bolsas cheias de líquido lubrificante chamadas de bursa, que significa bolsa em latim. Esse líquido no interior da bursa faz o papel de amortecedor, impedindo que tendões, ossos e tecidos musculares sofram atrito entre si. Quando ocorre uma inflamação na bursa, dizemos que a pessoa está com bursite.

A bursite pode ser causada por movimentos repetitivos, uso excessivo das articulações, inflamação das articulações (artrite) ou também pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações, problema muito conhecido como “gota”.

Na maioria dos casos, a bursa, quando inflamada, se enche ainda mais de líquido lubrificante, provocando edema (inchaço), dor e dificuldade na movimentação do membro afetado. Por vezes, a bursite pode provocar febre.

O diagnóstico da bursite é feito por um médico ortopedista através do histórico do paciente e também pelo exame físico.

O tratamento da bursite consiste no uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de bolsas de gelo e diminuição dos movimentos na área afetada. Em alguns casos, a fisioterapia pode ser recomendada visando fortalecer os músculos e corrigir os movimentos que causaram a inflamação. Alguns profissionais podem optar por utilizar injeções de esteroides, como a cortisona, que provocam um alívio imediato da dor. Caso a bursite tenha sido causada por uma infecção, o médico poderá receitar antibióticos ao paciente.

Algumas medidas de prevenção podem ser adotadas para se evitar a bursite, como:

• Fazer aquecimento e alongamento antes de qualquer atividade física;

• Fazer pausas frequentes quando estiver realizando atividades repetitivas;

• Beber bastante líquido para ajudar na lubrificação das articulações;

• Realizar exercícios de fortalecimento muscular antes da prática de atividades que exijam o posicionamento dos braços acima da cabeça, como natação e tênis.


Por Paula Louredo Moraes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................