Catarro

Produzido por células glandulares das vias respiratórias, o catarro tem grande importância para a defesa do organismo, e sua coloração pode informar muito sobre nossa saúde.

Graças à ação do tecido ciliado, o muco nasal é direcionado para garganta ou nariz.
Graças à ação do tecido ciliado, o muco nasal é direcionado para garganta ou nariz.
Por Mariana Araguaia
PUBLICIDADE

O catarro, ou muco nasal, é produzido pelas células glandulares encontradas nas vias respiratórias, com a função de revestir, filtrar e proteger tal região de partículas que possam ser danosas a ela, como poeira e micro-organismos. Assim, de uma substância incolor, o muco torna-se mais escuro e mais denso, já que passa a conter essas partículas e também restos celulares.

O tecido que reveste grande parte do sistema respiratório é rico em cílios. Essas estruturas auxiliam no deslocamento do muco espesso para a garganta ou para o exterior do nariz, quando se encontra mais fluido.

Em casos de infecções, os micro-organismos causadores podem direcionar-se aos pulmões, de onde é liberado um muco ainda mais consistente. Com auxílio dos cílios, ele é direcionado à garganta, podendo ser eliminado (caso a pessoa envolvida escarre) ou engolido. Nesse último caso, o organismo reaproveitará aquilo que lhe for útil, como as proteínas, polissacarídeos e água responsáveis pela formação do muco, e eliminar o restante juntamente com as fezes.

Há situações, no entanto, em que a meleca encontra-se mais solidificada, como resultado do ressecamento provocado pelo ar que respiramos. Nesses casos, ela tende a permanecer ali, no nariz, até que seja retirada mecanicamente. 

Curiosidade: 

A cor e textura do catarro podem indicar se algo não vai bem no seu sistema respiratório. Secreções mais espessas, de cor branca ou esverdeadas, podem sugerir infecção viral; e as de cor amarelada, infecções bacterianas. Já no caso de alergias, a coloração tende a se apresentar mais clara e fluida, mas com quantidade consideravelmente maior de muco. No caso de catarro de cor escura, pode ser indício de sangramentos, sendo necessário buscar auxílio médico.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................