Células procarióticas e eucarióticas

Célula procariótica. De 1 a 8, respectivamente: plasmídeo, citoplasma, nucleoide, flagelo, ribossomo, membrana, parede celular e cápsula.
Célula procariótica. De 1 a 8, respectivamente: plasmídeo, citoplasma, nucleoide, flagelo, ribossomo, membrana, parede celular e cápsula.
PUBLICIDADE

Uma célula genérica possui três estruturas básicas: membrana plasmática, núcleo e citoplasma. Entretanto, muitas não possuem todos estes elementos, como as hemácias humanas, que são anucleadas, e as células procarióticas, com núcleo ausente, mas com uma estrutura que cumpre papel semelhante: o nucleoide.

Todos os seres vivos são formados por células, podendo estas ser procarióticas ou eucarióticas. As primeiras, típicas de bactérias e archeas, possuem uma organização mais simples: não possuem um sistema de membranas e, tampouco, organelas citoplasmáticas.

Assim, o material genético, localizado no nucleoide, está imerso no citosol e este último possui uma boa quantidade de ribossomos. Podem apresentar parece celular, mas esta sem ser constituída de celulose, tal como as células eucarióticas vegetais – que possuem, também, vacúolos e plastos. Estes últimos, presentes também em alguns protistas.

Células eucarióticas, presentes em animais, vegetais, protistas e fungos, possuem citoesqueleto e organelas citoplasmáticas.

O citoesqueleto possui microtúbulos: responsáveis pelo suporte estrutural, orientação do deslocamento dos cromossomos na divisão celular, e organização dos centríolos. Estes, presentes na maioria dos eucariotos (exceto fungos e algumas plantas), são responsáveis pela organização dos cílios e flagelos: estruturas de locomoção de protistas e em alguns multicelulares. No citoesqueleto há, ainda, microfilamentos, estes capazes de promover movimentos de contração e distensão celular.

No citosol estão presentes as seguintes organelas: ribossomos, retículo endoplasmático granuloso e não granuloso; complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos e mitocôndrias. Plastos ocorrem apenas nas células de plantas e algas.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................