Dermatite seborreica - caspa

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele, e a caspa é um exemplo dessa inflamação. Pode ocorrer no couro cabeludo, sobrancelhas, orelhas, axilas, virilha, entre outros.

A caspa gera desconforto
A caspa gera desconforto
Por Giorgia Lay-Ang
PUBLICIDADE

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica da pele que pode ser chamada também de caspa, eczema ou seborreia. Essa inflamação não é contagiosa, sendo necessária uma predisposição para ser desencadeada, e é verificada por coceiras, vermelhidão, descamação e liberação de flocos de cor branca a amarelada e algumas vezes, mau cheiro na região afetada.

As possíveis causas da dermatite seborreica envolvem ou a presença de fungos Pityrosporum ovale ou o excesso de oleosidade, seja causada por uma irritação em razão de produtos químicos utilizados na limpeza e higienização da pele, seja pela temperatura do ambiente em que a pessoa se encontra, alterações hormonais, transpiração, lavagem pouco frequente dos cabelos e até mesmo por estresse, dentre outros.

As lesões ocorrem principalmente em homens em virtude da maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Podem ocorrer no couro cabeludo assim como nas sobrancelhas, orelhas, regiões como axilas, mamas, virilha, dentre outros. Em bebês, há a denominada crosta láctea, uma camada gordurosa aderida ao couro cabeludo. Nas pálpebras recebe o nome de blefarite seborreica.

O tratamento ocorre com o controle da doença por meio de xampus e cremes recomendados por um dermatologista, uma alimentação com menor quantidade de gorduras, uma vida mais saudável evitando a utilização de tecidos sintéticos que propiciam ambiente úmido para micro-organismos. É bom evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, banhos muito quentes e o estresse, fator que também causa a caspa.


Por Giorgia Lay-Ang
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................