Desnutrição

A desnutrição é um problema de saúde grave que mata várias crianças todos os anos e é desencadeada pela falta de nutrientes importantes para o desenvolvimento do corpo.

Em algumas regiões, a escassez de alimentos causa desnutrição em várias pessoas
Em algumas regiões, a escassez de alimentos causa desnutrição em várias pessoas
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Uma alimentação saudável é essencial para o funcionamento adequado do corpo. Entretanto, isso nem sempre é possível, o que pode causar desnutrição.

O que é a desnutrição?

A desnutrição é definida como uma condição clínica em que se observa uma deficiência de um ou mais nutrientes essenciais. Ela pode ter causa primária ou secundária. A chamada causa primária é decorrente de uma alimentação ruim, que não é suficiente em quantidade ou não fornece todos os nutrientes necessários para o indivíduo. A causa secundária, por sua vez, é aquela que os nutrientes ingeridos não são suficientes por outros fatores, tais como problemas de absorção, verminoses, cânceres e alergias.

A desnutrição é mais frequente em famílias com baixa renda, pois elas não têm acesso a uma alimentação de qualidade e rica em todos os nutrientes. Além disso, essa população está mais sujeita a viver em locais onde as condições sanitárias são precárias, o que favorece o desenvolvimento de doenças que causam a desnutrição, como as verminoses. Assim sendo, a desnutrição está diretamente relacionada com as desigualdades sociais, apesar de não ocorrer apenas em pessoas mais pobres.

Sintomas da desnutrição

  • Perda de peso;

  • Fraqueza e indisposição;

  • Diminuição da concentração;

  • Cabelos opacos e pele descascada;

  • Anemia;

  • Crescimento deficiente;

  • Diminuição da imunidade, o que torna o paciente mais suscetível a doenças.

Em que fase da vida de uma pessoa a desnutrição é mais comum?

Uma das principais causas de mortes em crianças em todo mundo é a desnutrição. Normalmente o problema surge logo após a fase de aleitamento materno, ou seja, quando novos alimentos devem ser inseridos na alimentação da criança. Sendo assim, costuma-se considerar como período mais crítico para a desnutrição entre os seis meses e os dois anos de idade da criança. Vale frisar que a desnutrição pode ocorrer também em outros grupos também considerados vulneráveis, como idosos, pessoas com doenças crônicas e grávidas ou lactantes.

Tratamento

Uma pessoa com desnutrição deve realizar tratamento para que o estado nutricional adequado seja restabelecido. Isso é feito por meio de uma modificação na dieta juntamente a instruções para garantir uma alimentação saudável. Entre as sugestões para uma melhor alimentação, destaca-se a ingestão de vegetais frescos e a conservação adequada dos alimentos. Vale salientar que, em casos graves, o estado nutricional só é restabelecido mediante internação e intervenção médica. Além disso, dicas de higiene são fundamentais para evitar doenças que podem causar desnutrição.

Curiosidade: a desnutrição ocorre mais frequentemente nos países mais pobres, sendo um dos locais que merecem destaque a África. No nosso país, ela acontece com mais frequência no Nordeste e Norte do país.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Imponderabilidade
Saiba o que é a sensação de imponderabilidade.

..................................................

Hepatite C
Fique atento(a) aos principais sintomas dessa doença viral.

..................................................