Diafragma

Diafragma: método muito eficaz, quando utilizado corretamente.
Diafragma: método muito eficaz, quando utilizado corretamente.
PUBLICIDADE

O diafragma é uma cúpula, geralmente feita de borracha flexível, com um anel ao seu redor. Ele é utilizado como método contraceptivo, devendo ser colocado sobre o colo do útero. Assim, impede a passagem dos espermatozoides e, consequentemente, a fecundação.

Muitas mulheres preferem o diafragma por não ser um método hormonal, e por apresentar grande praticidade e discrição, uma vez que sua utilização não é percebida pelo parceiro. Além disso, não interfere no ciclo menstrual e não diminui o prazer.

Apesar de possuir alta eficácia, quando utilizado corretamente, e apesar de proteger a mulher contra algumas doenças do colo de útero, a utilização do diafragma não é garantia de prevenção da maioria das DSTs. Assim, ele costuma ser indicado a mulheres que possuem parceiro fixo e que não desejam engravidar; e pode ser utilizado juntamente com a camisinha.

Ele deve ser colocado em até seis horas antes da atividade sexual, e removido, mecanicamente, no mínimo seis e no máximo vinte e quatro horas após o coito. Depois, deve ser lavado, enxuto e guardado em sua caixinha. Há mulheres que utilizam o diafragma continuamente, retirando-o pelo menos uma vez ao dia, para que seja higienizado.

O diafragma raramente apresenta problemas colaterais. Estes, quando surgem, podem estar relacionados a reações alérgicas ao espermicida, más condições de higiene ou ao tamanho da cúpula. Nesse caso, um retorno ao ginecologista é fundamental.

Uma mulher que deseja utilizar esse método deve procurar seu médico, para que o mesmo indique a medida exata do contraceptivo e a oriente quanto ao seu uso. O diafragma não é indicado para mulheres com problemas no colo de útero, sensíveis ao látex ou virgens.

Observações:

Um único diafragma pode durar aproximadamente dois anos.

Para potencializar seu efeito contraceptivo, recomenda-se, concomitantemente, o uso de gel espermicida.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................