Diferentes tipos de água

Existem diferentes tipos de água no mundo: algumas que não podem ser usadas pelos humanos por provocar doenças e outras que possuem até mesmo poder medicinal.

Em algumas atividades de laboratório, o uso da água destilada é fundamental
Em algumas atividades de laboratório, o uso da água destilada é fundamental
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Quando falamos em água, logo imaginamos aquela que sai por nossas torneiras. Entretanto, diferentes tipos dessa substância fazem parte do nosso dia a dia e podem ser usados para os mais variados fins, existindo algumas, inclusive, com propriedades terapêuticas.

Costumamos classificar a água primeiramente a partir do critério de salinidade. De acordo com essa classificação, temos a água salgada, salobra e doce. A água salgada constitui o tipo mais comum do planeta, representando cerca de 97,5% do total de água existente. Ela possui alto teor de sais dissolvidos e salinidade igual ou superior a 30%. É encontrada em mares e oceanos de todo o planeta.

A água salobra é aquela que não possui uma salinidade tão alta quanto a água salgada, porém não apresenta uma quantidade tão baixa quanto a água doce. Esse tipo de água apresenta salinidade superior a 0,5% e inferior a 30,5%, sendo, portanto, uma forma intermediária. É encontrada principalmente em lagunas, estuários e áreas de mangues.

A água doce é aquela utilizada pela população e apresenta baixa salinidade, que é inferior ou igual a 0,5%. Esse tipo de água representa apenas 2,5% do total de água existente no planeta e é encontrado em lagos, rios e lençóis subterrâneos.

A água também pode ser classificada de acordo com a sua qualidade. Denominamos de água potável aquela que pode ser consumida pelos seres humanos. Ela não possui cor, odor e sabor, bem como micro-organismos e substâncias que podem desencadear problemas de saúde na população.

A água mineral é um tipo de água potável que apresenta pelo menos 500 mg de minerais por litro e substâncias benéficas à saúde. É uma água subterrânea localizada a uma profundidade relativamente alta e, portanto, livre de poluidores. De acordo com a sua composição química, ela é classificada em, por exemplo, sulfatada, sulfurosa, nitrada, cloretada, ferruginosa e radioativa.

Algumas águas, no entanto, contêm substâncias que alteram suas características físicas, químicas e biológicas, tornando-as impróprias para o consumo. A água que apresenta essas alterações é chamada de poluída. A água poluída pode ainda ser chamada de contaminada quando apresenta substâncias patogênicas.

Existem ainda alguns tipos de água que são criados em laboratório para uso em processos que necessitam de pureza. A água destilada, que é uma dessas águas, é fabricada a partir do processo de destilação, no qual são retirados todos os sais minerais e qualquer outra substância dissolvida. É uma água considerada pura e é usada na limpeza de equipamentos de laboratório, em pesquisas, na fabricação de remédios e até em baterias de carros.

Outro tipo de água produzido em laboratório é a deionizada, que se diferencia da água destilada por não apresentar apenas substâncias iônicas dissolvidas, mas também substâncias moleculares. Essa água é conseguida por intermédio dos processos de troca iônica e osmose reversa.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................