Doença de Crohn

A doença de Crohn é um processo inflamatório que atinge o sistema digestório, mais precisamente o intestino delgado e grosso, ocasionando diarreias e dores abdominais.

As dores abdominais são sintomas comuns na doença de Crohn
As dores abdominais são sintomas comuns na doença de Crohn
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A doença de Crohn é um processo inflamatório crônico de causa desconhecida que afeta o sistema digestório, principalmente o intestino delgado e o grosso. Essa enfermidade não é contagiosa e pode acometer pessoas de qualquer idade. Entretanto, é mais comum na segunda e terceira década de vida.

Essa doença possui origem multifatorial, ou seja, é desencadeada por uma quantidade variada de agentes. Entre as causas, estão fatores genéticos, ambientais e emocionais. Sendo assim, a doença de Crohn não é determinada apenas pelos genes, podendo relacionar-se também com os hábitos de vida.

→ Quais os sintomas da doença de Crohn?

Em quase 50% das pessoas com esse problema, é comum ocorrerem manifestações perianais. Destacam-se entre os sintomas diarreia crônica com ou sem muco, dores abdominais, perda de peso, dificuldade de eliminar gases intestinais e sangramento retal. Além disso, o doente pode começar a apresentar mucosas e pele pálidas, inchaço anormal do abdômen, fissuras anais, desnutrição, vermelhidão na pele, dores articulares, conjuntivite e uveíte (inflamação da porção média do olho) e inflamação dos canais biliares. Percebe-se, portanto, que existem sinais do comprometimento não só do sistema digestório, mas também de outras partes do corpo.

→ Como é feito o diagnóstico da doença de Crohn?

O diagnóstico da doença de Crohn é realizado pela análise dos sintomas descritos pelo paciente e dos resultados de exames endoscópicos, radiológicos, laboratoriais e de análises histológicas. Para identificar a doença, normalmente, são suficientes a avaliação do intestino e a colonoscopia com biópsia.

→ A doença de Crohn tem cura?

A doença de Crohn não tem cura definitiva, ou seja, não há medicamentos e cirurgia que possam solucionar o problema. Se submetidos a tratamentos adequados, os pacientes com essa doença podem passar muito tempo sem apresentar nenhum sintoma. Esse intervalo é chamado período de remissão.

→ Qual o tratamento para a doença de Crohn?

Para tratar o problema, o médico deve analisar cada caso, uma vez que o tipo de cuidado depende do estado de saúde do paciente e da gravidade da doença. Em pacientes sem sintomas ou em estágio de remissão, não há nenhuma indicação de tratamento.

De maneira geral, os corticosteroides, associados a outros medicamentos, são utilizados para diminuir o processo inflamatório. Em alguns casos, o uso de remédios não é suficiente para reduzir os sintomas, tornando-se necessária a intervenção cirúrgica. Esse procedimento é indicado, por exemplo, em caso de estreitamento do intestino.

Curiosidade: A doença de Crohn recebe esse nome para homenagear o pesquisador Burril B. Crohn, primeiro autor a descrever essa doença em artigo publicado em 1932.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Herbário
Os herbários são importantes no estudo da biodiversidade?

..................................................

Neblina
Afinal, o que é a neblina e como ela se forma? Leia aqui!

..................................................