Doenças autoimunes

As doenças autoimunes são desencadeadas por anticorpos que atacam o próprio organismo.

O vitiligo é um exemplo de doença autoimune
O vitiligo é um exemplo de doença autoimune
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

As doenças autoimunes são aquelas provocadas pelo próprio organismo, que acaba atacando e destruindo células e tecidos saudáveis. Nesses casos, o sistema imune não consegue distinguir o que faz ou não parte do corpo, produzindo assim anticorpos contra o próprio organismo.

As doenças autoimunes constituem um grupo bastante amplo de distúrbios, com sintomas, gravidade e tratamentos variáveis. Estima-se que elas atinjam cerca de 5% da população do planeta. Normalmente não possuem cura e apresentam apenas tratamentos para impedir seu avanço e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Em grande parte dos casos, a terapia para doenças autoimunes consiste no uso de anti-inflamatórios e drogas imunossupressoras e imunomoduladoras, que, na maioria dos casos, geram resultados satisfatórios. Vale destacar que, em algumas dessas doenças, o tratamento com esses medicamentos pode não ser a solução, sendo necessários até mesmo quimioterapia e transplantes de medula óssea.

Dentre os principais exemplos de doenças autoimunes, podemos destacar o diabetes tipo 1, lúpus, doença de Crohn, vitiligo, tireoidite de Hashimoto e a esclerose múltipla. Veja a seguir algumas das características dessas doenças:

Diabetes tipo I: Essa doença caracteriza-se pelo aumento dos níveis de glicose no sangue e ocorre em razão da destruição das células responsáveis por fabricar a insulina no pâncreas (células beta). Geralmente pacientes com essa doença apresentam uma deficiência completa de insulina.

Lúpus: É uma doença inflamatória crônica que pode acometer apenas a pele (lúpus cutâneo) ou atingir também órgãos internos (lúpus sistêmico). Os anticorpos podem atacar qualquer órgão, sendo assim, os sintomas variam de acordo com o paciente. Dentre as principais manifestações da doença, podemos citar febre, emagrecimento, fraqueza, dor nas articulações, manchas na pele, hipertensão e problemas renais.

Doença de Crohn: É uma doença inflamatória que acomete o trato gastrointestinal, principalmente o íleo e o cólon, partes do intestino delgado e grosso, respectivamente. Essa enfermidade provoca diarreias, dores abdominais, febre e perda de apetite.

Vitiligo: É uma doença que provoca o surgimento de manchas esbranquiçadas em vários locais da pele. Acomete homens e mulheres com idade em torno dos 20 anos.

Tireoidite de Hashimoto: Essa doença provoca o mau funcionamento da glândula tireoide, podendo evoluir para o hipotireoidismo.

Esclerose múltipla: Doença progressiva que provoca a perda total ou parcial da mielina das fibras nervosas (desmielinização). No início da doença, o paciente apresenta fraqueza, visão turva, espasticidades e alterações no equilíbrio. Podem ocorrer formigamentos nos membros, sensação de choque e incapacidade de controlar os esfíncteres. Com o avanço da doença, pode ocorrer a paralisia total dos membros.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Religião viking
Que tal conhecer aspectos interessantes dessa religião?

..................................................

Estrangeirismo
Afinal, estrangeirismo é mesmo necessário? Leia o nosso artigo!

..................................................