Giardíase, leishmaniose e toxoplasmose

Giardíase, leishmaniose e toxoplasmose são doenças transmitidas por protozoários flagelados.

<i>Leishmania brasiliensis</i>.
Leishmania brasiliensis.
PUBLICIDADE

- Giardíase: Causada pelo flagelado Giardia lamblia, que afeta na maioria das vezes o intestino delgado, provocando dores abdominais, cólica, flatulência, náuseas e diarréia. O modo de transmissão consiste na ingestão de água ou de alimentos contaminados com os cistos deste ciliado, boas condições sanitárias e medidas de higiene pessoal, além do tratamento dos doentes são as medidas profiláticas.

- Leishmaniose tegumentar americana (úlcera de bauru): Causada pelo Leishmania brasiliensis, um flagelado que causa lesões na pele. A picada de mosquitos portadores, como o mosquito-palha e birigui (gênero Lutzomyia) permite que o protozoário penetre na pele do indivíduo. O tratamento dos doentes e combate aos mosquitos são as medidas profiláticas.

- Leishmaniose visceral americana (ou calazar): O flagelado Leishmania chagasi é o responsável por esta doença, que causa lesões no baço, fígado, rins e intestinos quando insetos flebótomos portadores do protozoário picam a vítima e transmitem a doença. Tratamento dos doentes e saneamento básico, além da higiene pessoal, são as formas de prevenção.

- Toxoplasmose: O Toxoplasma gondii, um esporozoário, é o responsável por esta doença que é geralmente assintomática, mas pode causar cegueira. A ingestão de cistos do parasita, presente nas fezes dos hospedeiros naturais do toxoplasma, tal como gatos, e a ingestão de carne crua ou mal cozida contaminada pelo protozoário são as formas de transmissão. Assim, ingerir carne bem cozida, evitar contaminação ao lidar com animais que hospedam o parasita e medidas de higiene são formas de se evitar a toxoplasmose.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................