Tricomoníase e malária

A tricomoníase causa infecções nos órgãos genitais. A malária é contraída pela picada do mosquito do gênero Anopheles.

Plasmodium em uma hemácia
Plasmodium em uma hemácia
PUBLICIDADE

- Tricomoníase: O agente etiológico é o Trichonomas vaginalis. Ele afeta os órgãos genitais, causando infecção. O contato sexual com portadores da doença, uso de banheiras e sanitários sem boas condições de higiene e uso de objetos, roupas e toalhas íntimos em comum com uma pessoa contaminada são as possíveis formas de se adquirir a doença. Usar camisinha, evitar a utilização materiais de uso íntimo de outras pessoas e tratamento dos acometidos por este mal são as medidas profiláticas.

- Malária: causada pelo esporozoário do gênero Plasmodium, tendo como hospedeiro definitivo a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, hematófaga. Esta, ao picar uma pessoa saudável, pode transmitir a doença.

A pessoa contaminada receberá o parasita em seu fígado e baço, via corrente sanguínea e nestes órgãos este reproduzirá por divisão múltipla (esquizogonia). Os frutos desta divisão invadirão as hemácias e nestas crescerão, arrebentando-as. Esta ruptura provoca febre na pessoa, uma vez que toxinas são liberadas neste momento.

No Brasil, há três espécies do gênero que transmitem a doença. Quando a espécie causadora é o Plasmodium vivax, há quadros febris de 48 em 48 horas; quando o responsável é o Plasmodium malariae, o intervalo entre uma crise febril e outra é de 72 horas. Já quando o protozoário causador da malária é o Plasmodium falciparum, os acessos febris são irregulares.

Medidas profiláticas consistem em evitar a proliferação do mosquito, proteger portas e janelas com telas, uso de mosquiteiros e repelentes.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Gráfico de Setores
Como um gráfico de setores deve ser feito? Confira mais!

..................................................

Verbo Pôr
Retire todas suas dúvidas em relação a esse verbo. Clique!

..................................................