Balantidiose, disenteria amebiana e doença de Chagas

Balantidiose e disenteria amebiana são doenças que tem como sintomas diarreia intensa. A doença de chagas é diferente, causa hipertrofia dos órgãos contaminados pelo parasita.

<i>Trypanosoma cruzi</i>.
Trypanosoma cruzi.
PUBLICIDADE

- Balantidiose (disenteria): O responsável por esta doença é o protozoário ciliado Balantidium coli. Esse parasita causa lesões no intestino grosso, promovendo desinteria com sangue. O modo de transmissão consiste na ingestão de água ou de alimentos contaminados com os cistos deste ciliado.

- Disenteria amebiana (amebíase): O Entamoeba histolytica provoca diarréias intensas, causando lesões intestinais. Estas diarréias podem conter muco e sangue. O modo de transmissão é o mesmo da balantidiose e, tal como nesta, boas condições sanitárias e medidas de higiene pessoal, além do tratamento dos doentes são as medidas profiláticas.

- Doença de Chagas: o flagelado Trypanosoma cruzi é o agente etiológico. Nesta doença ocorre a hipertrofia dos órgãos afetados pelo parasita, sendo o coração o mais freqüentemente atingido.

A principal forma de transmissão se dá pelo intermédio das fezes do Triatoma infestans, percevejo triatomíneo, usualmente conhecido como barbeiro. Este animal contrai o protozoário de tatus, gambás, macacos ou de humanos doentes e, ao sugar o sangue de uma pessoa, defeca. Assim, ao coçar a ferida, a pessoa cria condições para que o parasita penetre em sua pele e se dirija a outros órgãos via corrente sanguínea.

Há como contrair a doença por meio de transfusões de bancos de sangue sem a devida fiscalização e via placentária, de mãe para feto.

As medidas profiláticas consistem no tratamento dos doentes; usar proteções em casa, tais como mosquiteiros e telas nas janelas; e exigir cuidados nas transfusões de sangue, uma vez que o sangue pode vir contaminado pelo parasita.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................