Balantidiose, disenteria amebiana e doença de Chagas

Balantidiose e disenteria amebiana são doenças que tem como sintomas diarreia intensa. A doença de chagas é diferente, causa hipertrofia dos órgãos contaminados pelo parasita.

<i>Trypanosoma cruzi</i>.
Trypanosoma cruzi.
Por Mariana Araguaia
PUBLICIDADE

- Balantidiose (disenteria): O responsável por esta doença é o protozoário ciliado Balantidium coli. Esse parasita causa lesões no intestino grosso, promovendo desinteria com sangue. O modo de transmissão consiste na ingestão de água ou de alimentos contaminados com os cistos deste ciliado.

- Disenteria amebiana (amebíase): O Entamoeba histolytica provoca diarréias intensas, causando lesões intestinais. Estas diarréias podem conter muco e sangue. O modo de transmissão é o mesmo da balantidiose e, tal como nesta, boas condições sanitárias e medidas de higiene pessoal, além do tratamento dos doentes são as medidas profiláticas.

- Doença de Chagas: o flagelado Trypanosoma cruzi é o agente etiológico. Nesta doença ocorre a hipertrofia dos órgãos afetados pelo parasita, sendo o coração o mais freqüentemente atingido.

A principal forma de transmissão se dá pelo intermédio das fezes do Triatoma infestans, percevejo triatomíneo, usualmente conhecido como barbeiro. Este animal contrai o protozoário de tatus, gambás, macacos ou de humanos doentes e, ao sugar o sangue de uma pessoa, defeca. Assim, ao coçar a ferida, a pessoa cria condições para que o parasita penetre em sua pele e se dirija a outros órgãos via corrente sanguínea.

Há como contrair a doença por meio de transfusões de bancos de sangue sem a devida fiscalização e via placentária, de mãe para feto.

As medidas profiláticas consistem no tratamento dos doentes; usar proteções em casa, tais como mosquiteiros e telas nas janelas; e exigir cuidados nas transfusões de sangue, uma vez que o sangue pode vir contaminado pelo parasita.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................