Infecções fúngicas

Malassezia furfur: fungo responsável pela pitiríase versicolor, também chamada de pano branco.
PUBLICIDADE

Fungos são organismos eucarióticos, unicelulares ou filamentosos, e heterotróficos. Tais organismos executam variadas funções nos ecossistemas e, dentre elas, algumas espécies podem ser responsáveis por infecções de plantas e animais - incluindo nós, humanos.

Muitos destes problemas se manifestam na pele, geralmente provocando desconforto e mudanças estéticas na região acometida; mas raramente apresentando complicações. No entanto, há fungos que afetam outras regiões e, em pessoas com a imunidade baixa, podem ser muito agressivos, inclusive com condições de provocar a morte. Este é o caso, por exemplo, de certos fungos do Gênero Aspergillus, responsável por infecções brônquicas e, mais raramente, infecções no sistema nervoso central e região gastrointestinal. No entanto, mesmo os fungos menos danosos são capazes de comprometer a saúde de pessoas com a saúde debilitada, sendo tais organismos os principais causadores de óbito em tais casos.

Infecção fúngicas são resistentes e não são raras as vezes em que podem se manifestar novamente após o tratamento. No entanto, não existem vacinas capazes de preveni-las e, dessa forma, adotar hábitos saudáveis, a fim de ter boa imunidade, evitar o uso de roupas apertadas e/ou úmidas, e seguir corretamente as orientações médicas, no caso de pacientes imunocomprometidos, são as principais medidas para se evitar tais problemas de saúde.

Nesta seção, você encontra um bom acervo sobre tais infecções. Além de ser uma boa fonte de consulta para pesquisas escolares, pode fornecer informações importantes aos leitores em geral.

Vale lembrar que nossas produções não substituem uma boa consulta médica, em caso de suspeita e/ou confirmação de algum problema fúngico.


Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Infecções fúngicas"
Confira os artigos da seção Infecções fúngicas
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Anuros
E aí, já ouviu falar sobre esses animais? Nosso portal explica!

..................................................

Dica de Matemática
Descubra as propriedades da desigualdade nas inequações.

..................................................