Infecções protozoárias

Trypanosoma cruzi: protozoário responsável pela doença de Chagas.
PUBLICIDADE

Protozoários são organismos eucariontes e unicelulares, encontrados, principalmente, na água e no solo. A minoria destes seres vivos é capaz de provocar doenças em animais e, em humanos, são aproximadamente 30 as espécies responsáveis por problemas de saúde.

Em muitos casos, a infecção protozoária se dá pela ingestão de tais organismos juntamente com água ou alimentos contaminados. Em outras situações, por meio da picada ou outro tipo de contato com invertebrados contendo tais agentes. Além disso, há doenças protozoárias, como a tricomoníase, cuja transmissão se dá através de relações sexuais desprotegidas.

A prevenção a essas doenças pode ser feita, principalmente, pela adoção de medidas de higiene, saneamento básico, controle de vetores e uso de preservativos. Infelizmente, são poucas as vacinas existentes para tais problemas de saúde, em razão das especificidades desses organismos e também pelos baixos investimentos relativos ao desenvolvimento de pesquisas.

Esta seção foi criada com o objetivo de disponibilizar informações sobre infecções provocadas pelos protozoários, a fim de auxiliar estudantes, em suas pesquisas escolares, e informar os leitores em geral. No entanto, por se tratar de um conteúdo educativo e de nível básico, é válido lembrar que nossas produções não substituem uma boa consulta médica, em caso de suspeita e/ou confirmação de alguma doença protozoária.

Conheça nossos textos!


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Clima tropical
Estude as características desse clima e onde encontrá-lo.

..................................................

Cafeína
Você sabia que a cafeína pode causar dependência? Confira!

..................................................