Doenças, saúde e bem-estar

Prevenir doenças é uma forma de garantir nosso bem-estar.
PUBLICIDADE

O significado da palavra saúde se modificou ao longo do tempo. De unicamente “ausência de enfermidades”, tal termo passou a contemplar também a qualidade de vida das pessoas.

Tal fato é interessante porque permite que também sejamos agentes ativos na busca por uma boa saúde. Assim, ao buscarmos nosso bem-estar, estamos contribuindo para a conquista deste estado, fazendo com que não seja somente ofício dos médicos e outros profissionais da saúde. Além disso, ao percebermos saúde como algo mais abrangente, podemos também cobrar, de nossos governantes, ações mais amplas com o intuito de promover o bem-estar da população, incluindo aí acesso à educação, cultura, saneamento básico e serviços de saúde que foquem também a profilaxia, ou seja: a prevenção de doenças e não somente o tratamento dos enfermos.

Diante de tais informações, fica claro que é importante cada um fazer a sua parte, e que se tratando da sua saúde, com certeza o maior responsável por ela é você. Assim, é necessário desde já buscar hábitos de vida mais saudáveis, como uma boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, ter boas companhias, evitar vícios, dentre outras atitudes, não se esquecendo de procurar ajuda profissional quando perceber que algo em seu organismo não está bem.

Esta seção foi criada com o objetivo de auxiliar os estudantes em suas pesquisas escolares e também fornecer muitas ferramentas para que cada um tenha capacidade de conquistar uma boa qualidade de vida.

Mãos à obra!


Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Doenças, saúde e bem-estar"
Confira os artigos da seção Doenças, saúde e bem-estar
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................