Drogas

Existe uma grande variedade de drogas.
PUBLICIDADE

O termo droga está relacionado àquelas substâncias capazes de modificar o organismo em termos fisiológicos e/ou comportamentais, sendo as psicotrópicas aquelas que provocam alterações no estado mental de quem as utiliza. Muitos registros apontam seu uso desde os tempos pretéritos, por antigas civilizações, principalmente para fins místicos e/ou religiosos. Na atualidade, também não é raro conhecermos pessoas que as utilizam, sejam elas acessíveis, com uso permitido a pessoas maiores de idade, como o álcool e o cigarro; de uso restrito, como muitos medicamentos; ou ilegais, como a maconha e a cocaína.

Como se trata de uma gama de substâncias diferentes, cada uma com suas particularidades, é importante ter noção de que, de fato, nem todas elas provocam consequências sérias, ao serem utilizadas com responsabilidade; enquanto outras são muito perigosas, e não somente ao usuário. Neste último caso, podemos citar os problemas de saúde e comportamento decorrentes da dependência, e que podem afetar familiares, amigos, e até mesmo pessoas sem ligação com o usuário, mas que podem se tornar vítimas de seus atos; e o tráfico de drogas e todas as suas estreitas relações com a violência e o crime organizado, também envolvendo inúmeras pessoas inocentes, que podem sofrer consequências sérias relacionadas a toda essa trama.

Diante de tais fatos, é importante conhecer os mecanismos das drogas e seus efeitos, como forma de prevenir o seu uso e/ou abuso, e se ter ciência do que aquela substância pode provocar, analisando se você realmente é capaz de lidar com suas consequências. Em muitos casos - se não todos - a resposta provável será não.

Conheça os textos desta seção!


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................