Estrutura do olho humano

A estrutura do olho humano é complexa e apresenta como partes mais conhecidas: a íris, a pupila, o cristalino e a retina. Nessa última, estão os fotorreceptores.

Os olhos garantem a captação de imagens
Os olhos garantem a captação de imagens
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O olho humano é um órgão fotossensível complexo que está relacionado com nossa capacidade de visão. Ele está localizado dentro da órbita, uma estrutura óssea protetora, e tem seu movimento controlado por seis músculos extraoculares: quatro retos e dois oblíquos.

→ Partes do olho

Podemos dizer que o olho é formado por três camadas: a mais externa, formada pela esclera e pela córnea; a camada média, formada pelo coroide, corpo ciliar e íris; e a camada mais interna, que é constituída pela retina. Além dessas camadas, o olho apresenta o cristalino, uma espécie de lente.

A seguir, estão detalhadas essas estruturas que compõem o olho humano:

  • Esclera: Uma camada esbranquiçada formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. É a camada protetora do olho.
  • Córnea: Parte transparente e esférica que fica localizada na parte da frente do olho. Pode ser comparada a um vidro de relógio de pulso.
  • Coroide: Uma camada, entre a retina e a esclera, rica em vasos sanguíneos e de coloração escurecida por causa da presença de melanina. Atua na nutrição da retina.
  • Corpo ciliar: Uma região dilatada da coroide na região onde se instala o cristalino. Nele observa-se a formação do humor aquoso.


Principais partes do olho humano

  • Íris: A íris é um prolongamento da coroide que cobre parte do cristalino e que se caracteriza por ser a porção responsável pela cor do olho. Essa estrutura apresenta uma abertura no centro (pupila) por onde entra a luz. Ao modificar seu tamanho, a íris é capaz de controlar a entrada de luz no olho pela pupila.
  • Pupila: A pupila é um orifício circular no centro da íris. A abertura da pupila apresenta a capacidade de responder às variações luminosas, aumentando ou diminuindo seu diâmetro.
  • Cristalino: O cristalino é uma lente biconvexa gelatinosa e elástica. Ela mantém-se em sua posição graças à presença de ligamentos que se inserem em um espessamento da camada média ou túnica vascular, o corpo ciliar. O cristalino é uma estrutura importante, pois permite focalizar os objetos. Na porção anterior ao cristalino, encontra-se o humor aquoso, e na região posterior a ele está o humor vítreo.
  • Retina: A retina é onde encontramos células especializadas (fotorreceptores) denominadas de cones e bastonetes. Os cones proporcionam visão em cores, e os bastonetes são muito sensíveis à luz. A informação visual captada pelos fotorreceptores são transmitidas ao nervo óptico e ao cérebro. A borda anterior da retina é chamada ora serrata.

→ Humor aquoso e humor vítreo

O cristalino divide o olho em duas cavidades. Na porção anterior, há uma substância aquosa de cor clara, o humor aquoso, o qual é produzido no corpo ciliar. Já na porção após o cristalino, está o humor vítreo, que se diferencia por ser um produto mais gelatinoso. Ele compreende cerca de 66% do volume e peso do olho.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................