Genética

Gregor Mendel; o “pai” da Genética.
PUBLICIDADE

A Genética é uma área da Biologia responsável pelo estudo do material hereditário, incluindo aí sua transmissão ao longo das gerações. Seu desenvolvimento expressivo se deu por volta do fim do século XIX e início do século XX. Antes disso, apesar de existir a ciência de que filhos se assemelham aos pais, e ser utilizado tal princípio para, por exemplo, desenvolver plantas e animais contendo características específicas para contemplar determinados interesses; as justificativas para tais mecanismos não eram consensuais.

O monge Gregor Mendel teve grande importância para o advento formal da Genética. A partir da realização de experimentos com ervilhas, cultivadas no mosteiro, ele pôde perceber que a transmissão de caracteres, de uma geração para a outra, se dava a partir de fatores encontrados nos gametas, e segundo regras bem definidas. Hoje, tais fatores são denominados genes, e é sabido que os mesmos se encontram nos cromossomos das células.

Infelizmente, as conclusões de suas pesquisas não foram divulgadas, e tampouco aceitas, tão rapidamente: seu trabalho foi divulgado em 1865; sendo reconhecido somente fim do século 19, por três cientistas, de forma independente. Alguns pesquisadores afirmam que, se não houvesse essa lacuna temporal, a teoria da seleção natural, de Charles Darwin, poderia ter sido postulada de forma mais completa, uma vez que o mesmo não soube explicar exatamente o que permitia com que novas gerações se apresentassem com características semelhantes aos seus genitores. Sobre isso, alguns pesquisadores afirmam que Darwin possuía, em sua biblioteca, publicações de Mendel, mas que, no entanto, não teve a oportunidade de lê-las.

Diante do exposto, podemos perceber a importância desta ciência que apresenta em ampla expansão, desvendando, ao longo do tempo, muitos dos mistérios inerentes à vida.


Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Genética"
Confira os artigos da seção Genética
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................