Gravidez

Período em que muitas mudanças ocorrem na mãe e em seu futuro bebê, dia após dia.
PUBLICIDADE

A gravidez é o resultado da fecundação do gameta feminino pelo masculino: característica típica da reprodução sexuada. Na nossa espécie, a fecundação é interna, já que tal união ocorre no interior do corpo da mulher, durante o ato sexual. Além disso, seres humanos, assim como a maioria dos mamíferos, são vivíparos, ou seja: o embrião depende diretamente da mãe para se nutrir e se desenvolver, e fica no interior de seu corpo até o nascimento.

A partir da puberdade, muitas modificações ocorrem em nosso corpo, tanto em nível físico quanto psicológico. É em torno dessa idade que rapazes e moças passam a ter condições biológicas que propiciam a reprodução. Por isso, é necessário responsabilidade, uma vez que tais novidades vêm juntamente com novos desafios e também riscos, como o perigo de se adquirir uma doença sexualmente transmissível, ou mesmo uma gravidez indesejada.

A gravidez corresponde, para um número significativo de pessoas, a um momento especial na vida da mulher e/ou do casal – basta ver a grande quantidade de sites, revistas e tratamentos médicos que se atentam a esta temática. Na verdade, mesmo para aqueles que não concordam com essa afirmação, é inegável quão surpreendente é essa capacidade de, a partir de nós mesmos, serem formados novos organismos.

Diante disso, esta seção tem o objetivo de informar sobre a gravidez humana: desde aspectos biológicos relativos a este processo, até mesmo o fornecimento de dicas de como se ter uma boa gestação. Para informações mais específicas sobre métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros assuntos relacionados ao tema, visite a seção Sexualidade.

Surpreenda-se!


Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Gravidez"
Confira os artigos da seção Gravidez
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Freios ABS
Como funcionam os freios ABS? Resolva essa dúvida!

..................................................

Elementos Químicos
Nomes dos novos elementos químicos da tabela periódica.

..................................................