Gutação

A gutação é um processo em que uma substância de composição variada é eliminada por estruturas na folha denominadas de hidatódios.

Observe na foto o processo de gutação.
Observe na foto o processo de gutação.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

As plantas, assim como os animais, apresentam formas de secretar substâncias. Uma forma importante de secreção é a gutação (do latim gutta, que significa gota), que consiste na eliminação de uma substância de composição variável pelas folhas. Essa substância secretada pela planta pode ser completamente formada por água ou por uma substância rica em íons.

A gutação é um fenômeno que pode ser confundido com o orvalho. Entretanto, na gutação, a água é proveniente do interior do corpo do vegetal, diferentemente do orvalho, que é a condensação (passagem do estado gasoso para o líquido) da água sobre a superfície foliar.  

→ Quando ocorre a gutação?

A gutação é um processo que ocorre apenas em algumas espécies de plantas e em um ambiente de alta disponibilidade de água no solo, ausência de inibidores de respiração, alta temperatura e grande umidade relativa do ar. Ela acontece quando aumenta-se a pressão interna no xilema em decorrência do acúmulo de sais na planta, processo conhecido como pressão da raiz.

A pressão da raiz dá-se quando a transpiração está reduzida e íons começam a ser secretados no interior do xilema. Os íons tendem a ficar concentrados no interior desse vaso condutor por causa da presença da endoderme envolvendo os tecidos vasculares. Com o acúmulo de íons, o potencial de água do xilema torna-se negativo, “puxando” a água por osmose para o interior do vaso. Nesse momento, cria-se uma pressão positiva da raiz, o que faz com que a água e os íons subam pelo xilema e sejam liberados para o meio através de hidatódios presentes na folha, ou seja, ocorre, assim, o processo de gutação.

→ O que são hidatódios?

Os hidatódios são pequenas aberturas existentes nas margens e no ápice de folhas. Essas estruturas possuem a bainha do feixe (camada de células parenquimáticas que envolve o feixe vascular) aberta, os elementos do xilema, um parênquima com células de paredes finas (chamado de epitema) e poros aquíferos. Também há um pequeno estômato nessa estrutura, entretanto, não se observam movimentos de abertura e fechamento.

→ Qual a importância da gutação?

A gutação é interpretada de diferentes formas pelos pesquisadores. Alguns acreditam que o processo funciona como uma forma de impedir que a pressão hidrostática torne-se excessiva e comprometa a a troca gasosa entre o tecido vegetal e a atmosfera. Outros pesquisadores afirmam que a gutação atua promovendo a nutrição mineral quando a transpiração é ineficiente.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Herbário
Os herbários são importantes no estudo da biodiversidade?

..................................................

Neblina
Afinal, o que é a neblina e como ela se forma? Leia aqui!

..................................................