Hipófise

A hipófise é uma importante glândula relacionada com a produção de importantes hormônios, tais como o hormônio do crescimento e a prolactina.

A hipófise é formada pela neuro-hipófise e pela adeno-hipófise
A hipófise é formada pela neuro-hipófise e pela adeno-hipófise
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A hipófise é uma importante glândula de aproximadamente 0,5 g em um adulto que faz parte do sistema endócrino. Essa glândula é do tipo endócrina, por isso é responsável por secretar substâncias (hormônios) que são lançados na corrente sanguínea.

→ Principais características da hipófise

A hipófise é uma glândula localizada na cavidade do osso esfenoide que se liga ao hipotálamo por um pedículo. Ela apresenta origem embrionária dupla, com uma porção de origem nervosa e outra de origem ectodérmica. Diante dessa dupla procedência, é possível observar duas porções:

  • Neuro-hipófise: É a porção nervosa da hipófise. Ela apresenta duas porções: a pars nervosa e o pedículo de fixação. Na pars nervosa, não há células secretoras, e os componentes mais importantes são os neurônios secretores. Nessa porção da hipófise, não são produzidos hormônios, porém há o armazenamento de dois hormônios nas terminações nervosas dos neurônios, os quais apresentam corpos celulares no hipotálamo. Esses dois hormônios liberados são:

- Hormônio antidiurético: Aumenta a reabsorção de água nos rins, reduzindo o volume e aumentando a concentração da urina.

- Ocitocina: Estimula a contração do útero no momento do parto e a liberação de leite.

  • Adeno-hipófise: Essa porção é originada da ectoderma e não possui nenhuma conexão anatômica com o sistema nervoso. A adeno-hipófise apresenta três porções: a par distalis, a pars tuberalis e a pars intermedia. A pars distalis é chamada de lobo anterior; a pars nervosa, juntamente com a pars intermedia, forma o lobo posterior da hipófise.

    Na pars distalis, são encontradas células produtoras de hormônios, os quais são armazenados em grânulos de secreção. Os hormônios produzidos nessa parte da hipófise são:

- Hormônio do crescimento: Promove o crescimento de ossos, garantindo nosso desenvolvimento.

- Prolactina: Promove o desenvolvimento da glândula mamária e estimula a secreção do leite.

- Hormônio foliculoestimulante: Estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de estrógeno. Nos homens, atua na produção de espermatozoides.

- Hormônio luteinizante: Garante a secreção de progesterona e promove a ovulação em mulheres. Estimula as células de Leydig em homens, além da secreção de andrógenos.

- Hormônio estimulante da tireoide: Estimula a produção de hormônios da tireoide.

- Hormônio adrenocorticotrófico: Estimula a secreção de glicocorticoides pela adrenal.

- Hormônio melanotrópico: Estimula a produção de melanina.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Soluções
Revise os seus conhecimentos sobre tipos de soluções.

..................................................

Olho humano
Conheça os nomes das estruturas que formam os olhos.

..................................................