Hora do Planeta 2018

A Hora do Planeta é um movimento promovido pelo WWF que nasceu em 2007 e tem por objetivo a conscientização a respeito das mudanças climáticas.

A Hora do Planeta de 2018 será dia 24 de março
A Hora do Planeta de 2018 será dia 24 de março

No dia 24 de março de 2018 (sábado), das 20h30 às 21h30, acontecerá a Hora do Planeta 2018. Essa iniciativa, que ocorreu pela primeira vez em 31 de março de 2007, na Austrália, convida a população mundial a mostrar sua preocupação com o planeta Terra e com todos os problemas decorrentes das mudanças climáticas atuais.

Tópicos deste artigo

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta é uma iniciativa da World Wildlife Fund (WWF) em que empresas, residências e alguns monumentos têm suas luzes desligadas por uma hora como uma forma de celebrar um compromisso com o planeta. Esse movimento é organizado anualmente no mês de março para coincidir com o equinócio da primavera e outono, respectivamente, no Hemisfério Norte e Sul e garantir um maior impacto visual com o desligamento das luzes.

Apagar as luzes na Hora do Planeta é um ato simbólico que indica que os participantes estão preocupados com as mudanças globais e que medidas, mesmo que individuais, devem ser tomadas. Sendo assim, o apagar das luzes não é feito com a finalidade de economizar energia, e sim como uma forma de demonstrar que estamos firmando um compromisso com o planeta. Além disso, a WWF acredita que esse ato ajuda a impulsionar outras ações para além de uma hora. Portanto, deve ser visto como uma forma de início de mudança.

Qualquer pessoa pode participar da Hora do Planeta, bastando apenas apagar suas luzes no horário estipulado pela WWF. Entretanto, a orientação é que sejam apagadas apenas luzes de locais estratégicos para que não seja afetada a segurança da população. Dessa forma, podem ser desligados computadores, televisores, luzes decorativas, luminárias e algumas publicidades.

Para que uma cidade seja reconhecida oficialmente como participante da Hora do Planeta, é necessário o cadastramento na WWF. Segundo essa organização, é fundamental que a cidade seja inscrita pela autoridade do governo local. Em 2017, 145 cidades brasileiras participaram da Hora do Planeta, mais de 600 monumentos foram apagados e 136 empresas e 52 instituições se envolveram no projeto. No mundo, foram 187 países e territórios participantes e mais de 3 mil monumentos apagados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Hora do Planeta 2018

A hora do planeta 2018, que possui como slogan #ConectadoNoPlaneta, acontecerá no dia 24 de março e visa à conscientização a respeito das mudanças climáticas e da importância da biodiversidade. A novidade deste ano está no fato de que será lançada também uma ação que durará três anos, até 2020. Essa campanha será chamada Inspire-se e Conecte-se e mostrará toda a semana histórias de gente comum que vive uma relação mais íntima e harmônica com a natureza.

De acordo com o Diretor Executivo da WWF-Brasil, Mauricio Voivodic, “Este é um momento crítico. Estamos a mil dias para o final de 2020, data em que poderemos ampliar a ambição global para salvar o planeta, por meio da revisão das metas do Acordo de Paris, Convenção da Biodiversidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por isso, essa estratégia de três anos é tão importante. Queremos aproveitar o movimento que a Hora do Planeta gera para que cada um de nós e cada ator da sociedade possam ajudar a reduzir os efeitos das mudanças climáticas e os impactos à biodiversidade”.

Em 2018, vários países e cidades brasileiras já confirmaram sua participação. No nosso país, o Pão de Açúcar, o Bondinho e o Cristo, no Rio de Janeiro, a Fonte Multimídia no Ibirapuera, em São Paulo, e a Câmera dos Deputados, em Brasília, são alguns dos pontos que terão suas luzes apagadas. Além disso, eventos na Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus, apresentação da Orquestra Sinfônica no Cais do Imperador, em Recife, e uma pedalada, em Barueri, marcarão essa importante data.

Junte-se a várias outras pessoas ao redor do mundo e participe também desse movimento em prol do planeta! Apague as luzes no dia 24 de março!

Assista ao vídeo oficial da Hora do Planeta 2018:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Aquecimento Global

Saiba o que é e como funciona o Aquecimento Global, bem como suas causas e consequências principais.

Biodiversidade no Brasil

O país que abriga a maior biodiversidade do mundo.

Hora do Planeta 2022

Você já ouviu falar sobre a Hora do Planeta? Clique aqui, descubra o que é esse movimento, e veja detalhes sobre a Hora do Planeta 2022.

Mudanças climáticas

Você sabe o que são mudanças climáticas? Clique para entender esse conceito e os problemas que essas alterações nos padrões climáticos podem causar.