Impactos ambientais

Os impactos ambientais designam qualquer alteração no meio ambiente provocada pelo homem, seja ela boa ou ruim.

A poluição é um exemplo de impacto ambiental negativo
A poluição é um exemplo de impacto ambiental negativo
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

É comum ouvirmos falar a respeito dos impactos ambientais causados pelo homem e de todo prejuízo que atinge a natureza. Entretanto, nem sempre compreendemos o que realmente o termo impacto ambiental representa e acabamos utilizando-o de maneira inadequada.

Segundo a resolução nº 01/86 do Conama, um impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

Assim sendo, um impacto ambiental é uma alteração no meio ambiente provocada pelo homem e, portanto, esse termo nem sempre pode ser usado como sinônimo de algo negativo. Algumas modificações no ambiente podem ser positivas, melhorando, inclusive, a nossa qualidade de vida e a de outros seres vivos. Dentre os exemplos de impactos positivos, podemos citar a recuperação de áreas degradadas, a criação de áreas de preservação ambiental e o plantio de mudas de espécies que anteriormente existiam em uma área.

Entretanto, não podemos nos esquecer de que normalmente a ação do homem provoca danos ao meio ambiente. Dentre os principais impactos ambientais negativos, podemos citar a poluição em todos os níveis, a destruição de mananciais, a redução das terras cultiváveis, a compactação do solo, a destruição da camada de ozônio, o agravamento do efeito estufa e a destruição de habitat, que está diretamente relacionada com a extinção de espécies e perda de biodiversidade.

Todos os impactos descritos afetam de maneira direta a nossa sobrevivência e, portanto, devem ser controlados a fim de evitar grandes prejuízos à sociedade. Para garantir que o meio ambiente não sofra com tantos impactos negativos, foram criadas leis que tornam crime alguns atos danosos ao meio ambiente, como é o caso da Lei 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio natural. Além disso, é obrigatória a análise do impacto ambiental gerado pela instalação de qualquer empreendimento e a formulação de dois documentos: Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Com a criação dessas medidas, observamos avanços na questão ambiental do país. Entretanto, cada pessoa deve e pode fazer a sua parte. Veja a seguir dicas de como diminuir seu impacto negativo:

- Evite sair apenas de carro! Sempre que possível, opte por ir a pé ou de bicicleta;

- Economize água! Tome banhos mais rápidos e evite deixar a torneira aberta ao se ensaboar. O mesmo é válido ao escovar os dentes;

- Utilize água da chuva em algumas atividades domésticas;

- Não jogue lixo em locais impróprios e, sempre que possível, separe seus produtos para que seja feita a coleta seletiva;

- Economize energia! Procure não deixar a televisão ou o computador em stand by;

-Troque as lâmpadas comuns por fluorescentes;

- Evite comprar produtos que não necessita e, sempre que possível, faça doações.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................