Climatério e menopausa

 No climatério, a mulher pode ter alterações emocionais significativas.
No climatério, a mulher pode ter alterações emocionais significativas.
Por Mariana Araguaia
PUBLICIDADE

Chamamos de menopausa o período em que a mulher deixa de menstruar, sendo seu diagnóstico definitivo a ausência desses sangramentos por mais de um ano. A transição entre o período fértil e a menopausa é denominada climatério, e tende a acontecer em torno dos quarenta anos de idade, enquanto a menopausa propriamente dita, em torno dos cinquenta.

Tais eventos ocorrem porque é nessa etapa da vida que os folículos ovarianos vão chegando ao fim, fazendo com que, simultaneamente, ocorra a diminuição gradual na produção dos hormônios sexuais. Assim, alguns sintomas também surgem, sendo sua manifestação e intensidade bastante variáveis, de mulher para mulher.

Ondas de calor, acompanhadas por transpiração e, em alguns casos, ruborização da face e colo, são típicos. A vagina diminui de volume, e suas secreções também se reduzem. Em algumas mulheres, vaginites e aumento da frequência urinária também ocorrem. Além disso, há a perda da massa óssea, a pele se torna mais fina e menos elástica, as unhas se enfraquecem, a boca tende a ficar seca e os seios podem se apresentar mais sensíveis. Há, ainda, a manifestação de sintomas emocionais, tais como irritabilidade, ansiedade, perda de memória e insônia.

Algumas mulheres percebem mudanças em sua sexualidade em razão das mudanças vaginais já descritas. Estas podem desencadear na diminuição do desejo sexual ou, pelo contrário, melhorias nesse âmbito, já que não há mais o receio de uma gravidez indesejada, e tais modificações propiciam uma maior sensibilidade em tais regiões, propiciando orgasmos mais intensos.

Para o controle dos sintomas do climatério, é necessário acompanhamento médico, uma vez que o tratamento dependerá de inúmeros fatores, tais como o estado de saúde da mulher, inclusive emocional, e estilo de vida.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Teoria do Caos
Acesse e entenda o que essa curiosa teoria defende.

..................................................

Níveis tróficos
Conheça o papel de cada nível trófico na cadeia alimentar.

..................................................