Métodos contraceptivos

O uso da camisinha masculina ou feminina, em todas as relações, é essencial.
PUBLICIDADE

Os métodos contraceptivos existem em razão da necessidade da mulher e/ou do casal decidir quando e quantos filhos deseja ter. Tal objetivo não é somente procurado por pessoas do mundo contemporâneo. Registros apontam que os egípcios, há mais de mil anos antes de Cristo, já utilizavam métodos rústicos para evitar a concepção. Graças ao avanço da ciência e da medicina, hoje temos à disposição uma gama deles, permitindo com que sejam adotados aqueles que mais se adaptam às condições do usuário.

É importante frisar que, apesar de ser a mulher quem engravida, ambos os gêneros devem ser responsáveis pela prevenção à gravidez indesejada, assim como de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, cabe ao homem o ato de assumir a paternidade responsável e participar das decisões que envolvam a criança.

Por último, vale ressaltar que, apesar da existência de muitos métodos contraceptivos na atualidade, somente a camisinha feminina e masculina são capazes de prevenir, além da gravidez não planejada, muitas das doenças sexualmente transmissíveis; sendo importante seu uso em todas as relações. Infelizmente, tais métodos não fornecem 100% de eficácia na prevenção de tais problemas, o que mostra também a importância do sexo responsável.

Essa seção foi criada com o objetivo de fornecer informações para serem utilizadas por alunos de Ensino Fundamental e Médio em suas pesquisas escolares e, também, para informar os leitores em geral. No entanto, é importante ter ciência de que nossos textos não substituem uma boa orientação médica.

Boa leitura!


Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Métodos contraceptivos"
Confira os artigos da seção Métodos contraceptivos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Religião viking
Que tal conhecer aspectos interessantes dessa religião?

..................................................

Estrangeirismo
Afinal, estrangeirismo é mesmo necessário? Leia o nosso artigo!

..................................................