Mutação

Denominamos de mutações as mudanças que ocorrem de maneira aleatória no DNA de um indivíduo e que podem ou não causar danos no funcionamento de seu organismo.

Mudanças que ocorrem ao acaso no DNA são chamadas de mutações
Mudanças que ocorrem ao acaso no DNA são chamadas de mutações
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

As mutações são mudanças que ocorrem no material genético dos organismos, ou seja, no DNA. Essas mudanças no material genético podem desencadear alterações nos mais variados aspectos da vida de um ser vivo, uma vez que a molécula de DNA contém as informações necessárias para que seja feita a síntese de proteínas. As mutações são, portanto, importantes fontes de variabilidade genética.

As mutações são direcionadas?

Diferentemente do que muitos pensam, as mutações não ocorrem com a função de suprir alguma necessidade do organismo nem tampouco com a finalidade de causar danos. As mutações são aleatórias, ou seja, ocorrem ao acaso. Por ocorrerem dessa forma, uma mutação pode causar benefícios, malefícios ou até mesmo não afetar em nada um organismo.

As mutações que não causam alterações em um organismo recebem o nome de mutações silenciosas. Essas mutações podem causar mudanças em bases que não alteram a proteína que será produzida, uma vez que o código genético apresenta redundância (um mesmo aminoácido pode ser codificado por trincas diferentes).

Principais causas de mutações

As mutações podem ocorrer de diferentes formas. Uma dessas formas é a replicação incorreta do material genético, ou seja, quando a cópia feita do DNA para a realização da divisão celular apresenta erros. Esse erro seria uma mutação.

Além de falhas no momento da duplicação, as mutações podem ocorrer por causa de agentes externos. Agentes como radiação e produtos químicos podem causar a quebra do DNA, e a célula, ao realizar a reparação, pode dar origem a erros, o que causa mutações.

Existem diferentes tipos de mutação, as quais podem ocorrer pela substituição de uma base por outra ou ainda pela inserção de novas bases no DNA. Existem ainda aquelas mutações causadas pela perda de uma parte do DNA.

A mutação e a evolução

Sabemos que as mutações são um dos mecanismos básicos para que ocorram as mudanças nos seres vivos, entretanto, nem toda mutação é importante para o processo evolutivo. As mutações importantes são aquelas que podem ser transmitidas de um organismo para seus descendentes no momento da reprodução e, por isso, devem ocorrer em células reprodutivas (espermatozoides e óvulos). Mudanças que ocorrem em células somáticas não podem ser transmitidas e, por isso, não causam a evolução das espécies, permanecendo restritas ao indivíduo portador.

Mutações cromossômicas

As mutações cromossômicas são aquelas que ocorrem em partes dos cromossomos ou até mesmo em cromossomos inteiros ou conjuntos dessas estruturas. As mutações cromossômicas podem ser numéricas (euploidias ou aneuploidias), quando afetam o número de cromossomos de uma espécie, ou estruturais, quando há duplicações de partes do cromossomo, inversões, deleções, translocações, entre outras alterações.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................