Nanismo

O nanismo é um distúrbio resultante da baixa produção de hormônios de crescimento ou de fatores genéticos.

A figura mostra um indivíduo com estatura normal (à direita) ao lado de uma pessoa com nanismo (à esquerda)
A figura mostra um indivíduo com estatura normal (à direita) ao lado de uma pessoa com nanismo (à esquerda)
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A hipófise é uma glândula localizada na base do encéfalo. Essa glândula pode ser dividida em duas regiões distintas: a adeno-hipófise e a neuro-hipófase.

A adeno-hipófise é responsável pela produção de diversos hormônios, dentre eles o hormônio do crescimento, também chamado de somatotrofina. A somatotrofina atua principalmente sobre o crescimento.

Em situações em que ocorre a deficiência da somatotrofina na infância e adolescência, percebe-se uma acentuada diminuição na velocidade do crescimento. Neste caso o indivíduo desenvolve uma anomalia denominada nanismo hipofisário.

Pessoas com esta anomalia atingem alturas máximas de aproximadamente 1,50 metros, bem inferiores às médias da população. A baixa estatura ocasiona diversas limitações, impedindo que essas pessoas realizem tarefas consideradas simples pela maioria da população. Além disso, muitas pessoas com nanismo sofrem preconceito e sentem dificuldade de encontrar um emprego e até mesmo um parceiro.

O nanismo hipofisário tem tratamento, que consiste na administração diária de hormônio do crescimento. É importante destacar que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, por isso é necessário um diagnóstico precoce.

Existe ainda outro tipo de nanismo, o nanismo acondroplásico ou simplesmente acondroplasia. Esse distúrbio é autossômico dominante, entretanto aparece normalmente devido a novas mutações. É comum pais sem esta mutação terem filhos com acondroplasia.

O nanismo acondroplásico é caracterizado por um crescimento desproporcional, onde o indivíduo possui membros curtos em relação ao tronco. O indivíduo com acondroplasia, além da desproporção entre tronco/membros, pode apresentar mandíbula relativamente grande em relação aos outros ossos da face, dentes mal alinhados e sobrepostos, mãos pequenas, largas e com dedos curtos. A inteligência não é afetada. A postura é caracterizada por acentuada cifose e lordose. Por possuir causa genética, esse tipo de nanismo não possui tratamento específico.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................