Nanotecnologia

A Nanotecnologia é a possibilidade de criação, organização ou manipulação de materiais diversos, átomo a átomo, para o desenvolvimento de inúmeras tecnologias.

A Nanotecnologia é a manipulação de materiais átomo por átomo
A Nanotecnologia é a manipulação de materiais átomo por átomo
Por Joab Silas da Silva Júnior
PUBLICIDADE

Em 1959, o físico Richard Feynman apresentou a possibilidade da organização de átomos para a criação de materiais quaisquer, o que resultaria em enorme desenvolvimento tecnológico. Na ocasião, o físico disse:

Os princípios da Física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei; é algo que, teoricamente, pode ser feito, mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes demais.”

Em 1981, após a criação do microscópio de varredura por tunelamento, a fala de Feynman tornou-se realidade com o surgimento da nanotecnologia, que é o controle e manipulação de materiais a nível atômico, reorganizando e formando objetos átomo por átomo. Esse ramo possibilita importantes contribuições para a medicina, eletrônica, computação, engenharia etc.

O termo nanotecnologia vem do fato de os materiais utilizados possuírem tamanhos na ordem de 1 a 100 nanômetros (1 nanômetro = 1 nm = 1 x 10 – 9 m = 0,000000001 m). Uma folha de papel tem cerca de 100.000 nanômetros e é cerca de 1000 vezes maior que os maiores materiais utilizados para nanotecnologia.

Materiais e aplicações da nanotecnologia

  • Nanotubos de carbono: São folhas de grafeno enroladas, formando um minúsculo tubo que apresenta propriedades condutoras e semicondutoras;

Representação de um nanotubo de carbono
Representação de um nanotubo de carbono

  • Nanofios: Fios de escala nanométrica construídos com diversos materiais e que apresentam alta condutividade elétrica e capacidade de transportar luz;

  • Pontos quânticos: São nanopartículas utilizadas em lasers, LEDs e células solares com a finalidade de confinar cargas elétricas.

Como aplicações de nanotecnologia, podemos citar:

  • Alguns protetores solares possuem nanopartículas de dióxido de titânio e óxido de zinco que são capazes de refletir os raios ultravioleta e são transparentes à luz visível;

  • Alguns tecidos são construídos com milhões de nanopartículas que se aderem a ele e repelem a água; assim, o tecido torna-se impermeável;

  • Algumas lentes de óculos possuem finas películas compostas com nanopartículas que dão às lentes capacidade de impermeabilização, autolimpeza, resistência a quedas etc;

  • Nanopartículas podem ser utilizadas como catalisadores de reações químicas;

  • Os displays OLED resultam de aplicações de nanotecnologia;

Tela futurista feita de grafeno
Tela futurista feita de grafeno

  • Futuramente nanopartículas poderão ser usadas no tratamento para o câncer, aumentando a eficiência dos remédios e diminuindo os sintomas.

A imagem acima mostra uma rede neural com conexão artificial em escala nanométrica, uma das infinitas possibilidades futuras da nanotecnologia.


Por Joab Silas da Silva Júnior
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................