Origem da vida

Big Bang: a teoria que explica a origem do Universo.

Desde os tempos mais remotos, nossa espécie busca compreender os processos ocorridos, em nosso planeta, que propiciaram o surgimento dos seres vivos. Por tal motivo, muitas hipóteses foram levantadas (e aceitas) até serem propostas outras, e também teorias que são adotadas até o presente momento. Vale lembrar que teoria, na Ciência, não significa uma mera especulação: é um conjunto de leis, ou seja, hipóteses confirmadas diversas vezes, por meio da observação e execução de experimentos. Logo, possui bastante credibilidade no meio científico, embora possa ser modificada ou mesmo substituída por outra, de acordo com novas informações que são descobertas.

A hipótese da geração espontânea, por exemplo, sugeria que os seres vivos surgiram a partir da matéria bruta, e foi aceita até meados do século 19. Muitos experimentos, como os de Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur foram capazes de provar que os seres vivos surgiram a partir de outros preexistentes, e não tal como a geração espontânea sugeria. A essa nova hipótese foi dado o nome biogênese.

Respondida a questão, a dúvida que permaneceu foi relativa ao surgimento do primeiro ser vivo. Para tal, novas hipóteses foram sugeridas e, dentre elas, a mais aceita na atualidade é a da evolução química, que diz que os seres vivos surgiram a partir da interação entre moléculas oriundas da matéria inanimada, aliada a fatores típicos da Terra primitiva, como calor extremo, tempestades e descargas elétricas.

Como se vê, novas descobertas sempre sugerem novas questões a serem respondidas!

Esta seção foi criada para que o leitor conheça um pouco sobre os processos que levaram cientistas a descartarem algumas e, ao mesmo tempo, aceitarem outras hipóteses; e tenha condições de ler e refletir sobre os aspectos inerentes às hipóteses e teorias que explicam, na atualidade, a história de nosso planeta, dos seres vivos, e da nossa própria espécie.

Fique por dentro!

Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Origem da vida"
Confira os artigos da seção Origem da vida
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!