Overdose

A overdose pode ser definida como a exposição do corpo a uma quantidade excessiva de uma substância, impossibilitando, assim, o organismo de metabolizá-la adequadamente.

O uso excessivo de medicamentos pode levar à morte por overdose
O uso excessivo de medicamentos pode levar à morte por overdose
PUBLICIDADE

É comum ouvirmos casos de morte em decorrência de overdose nos noticiários. Ela ocorre quando uma pessoa coloca uma determinada substância em seu corpo em quantidade superior a que seu organismo pode suportar. Isso faz com que o organismo não consiga metabolizar adequadamente a substância à qual foi exposto, desencadeando diversos efeitos colaterais que podem levar à morte.

Muitas pessoas associam a overdose a drogas ilícitas, entretanto, álcool e medicamentos comuns podem desencadear o processo. Muitos jovens abusam de drogas lícitas e ilícitas e esquecem-se de que essas substâncias podem ser fatais. A grande maioria já ouviu falar dos riscos, mas não dá a devida importância a eles. O vício provoca uma necessidade cada vez maior de consumir determinada droga, com isso a pessoa consome cada vez mais e mais, o que pode levar à overdose.

Medicamentos também são um grande risco. Muitas pessoas fazem uso em excesso, a fim de que os sintomas de uma determinada enfermidade diminuam rapidamente, sem mesmo olhar a dosagem máxima que pode ser ingerida. Além disso, muitos idosos esquecem que já tomaram determinado remédio e ingerem-no de novo, o que pode desencadear fortes efeitos colaterais. Crianças também podem, acidentalmente, ingerir uma grande quantidade de determinado medicamento, o que reforça a necessidade de deixá-los longe do alcance. Percebemos, portanto, que a overdose, muitas vezes, ocorre de forma acidental.

Cada organismo trabalha de uma forma diferente, sendo assim, os sintomas de overdose também variam de pessoa para pessoa. Além disso, a forma como a substância foi colocada no corpo pode influenciar o sintoma.

A seguir estão descritos os principais sintomas de overdose:

- Agitação;

- Falta de ar;

- Enjoo e vômito;

- Sudorese;

- Delírios;

- Taquicardia;

- Hipertensão arterial;

- Arritmia cardíaca;

- Febre extrema;

- Convulsões;

- Dor no peito;

- Hemorragias;

- Coma;

- Infarto do miocárdio.

Entre as drogas que mais causam overdose estão a heroína, crack e a cocaína. Essas substâncias podem causar uma morte relativamente rápida se usadas em excesso. O álcool, diferentemente do que muitos pensam, também pode levar a uma overdose, entretanto, a grande maioria desmaia ou vomita antes de chegar a esse ponto.

Geralmente, para o tratamento de overdose ocasionada pela ingestão de alguma substância, médicos realizam uma lavagem gástrica ou administram carvão ativado, que dificulta a absorção da droga ou medicamento. Além disso, remédios podem ser aplicados para interromper a ação da substância que foi administrada em excesso.

Caso perceba que alguém padece de uma overdose de medicamentos ou drogas, acione imediatamente o serviço de emergência. Se possível, leve a substância administrada para que os médicos saibam melhor como proceder.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Terremotos: Brasil
Pode ocorrer terremotos no Brasil? Resolva essa dúvida!

..................................................

Radioterapia
A utilidade da radioterapia no tratamento de doenças. Saiba!

..................................................