Pandemia

Pandemia é o termo utilizado para indicar uma doença que se espalhou por mais de um país ou continente.

Algumas doenças podem espalhar-se por todo o planeta, causando uma grande devastação
Algumas doenças podem espalhar-se por todo o planeta, causando uma grande devastação
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Algumas doenças são encontradas em várias partes do planeta; outras, no entanto, são restritas a algumas localidades. Analisando se uma enfermidade está presente apenas em um povo ou em um estado, país ou continente, podemos dizer se é ou não uma pandemia.

O que é uma pandemia?

Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por diversas regiões do planeta. Ela apresenta, portanto, grandes proporções, não estando restrita a apenas um país, por exemplo.

Atualmente, é preocupante a possibilidade de pandemias, pois, a cada dia, torna-se mais fácil o deslocamento de pessoas de uma área para outra. Algumas doenças, em sua fase inicial de desenvolvimento, não apresentam sintomas específicos, o que favorece que uma pessoa cruze a fronteira de um país, por exemplo, sem levantar suspeitas de estar acometido por uma doença grave.

Quais são os principais exemplos de pandemia?

Um exemplo clássico de pandemia é a AIDS, uma doença sexualmente transmissível que já infectou milhões de pessoas ao redor do mundo. Essa doença é causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico de um indivíduo, deixando-o propenso a infecções. É uma doença grave e sem cura, mas, com o tratamento, muitas pessoas passam grande período com o vírus sem desenvolver a doença. O local exato onde se iniciou a pandemia de AIDS ainda é alvo de muito debate, entretanto, sabe-se que a doença surgiu na África e, posteriormente, espalhou-se por todo o planeta.

Outro exemplo de pandemia foi observado em 2009 com a gripe H1N1, em que se verificou um rápido avanço de um tipo de vírus da gripe com genes de vírus suínos, aviários e humanos. O avanço da doença foi tão rápido que, em oito semanas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus já tinha alcançado cerca de 120 territórios. Na pandemia de 2009, a H1N1 matou mais de duas mil pessoas somente em nosso país. O fim da pandemia foi declarado pela OMS em 2010, um pouco mais de um ano após o seu início.

Qual é a diferença entre pandemia e epidemia?

Quando falamos em epidemia, fazemos referência a uma doença que apresenta uma grande quantidade de casos em uma determinada região. Esses casos excedem o esperado para aquele determinado período. Uma epidemia pode ser municipal, estadual e até mesmo nacional. Já a pandemia é uma epidemia com grandes proporções, isto é, que atinge um ou mais continentes.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Vikings
Quais são as principais características desses povos?

..................................................

Eu lírico
Você sabe o que difere o eu lírico do autor literário?

..................................................