Pés – calos e outras lesões

Muitas vezes os pés te “dizem” o que estão sentindo.
Muitas vezes os pés te “dizem” o que estão sentindo.
Por Giorgia Lay-Ang
PUBLICIDADE

Os pés são partes muito importantes do nosso corpo, fornecendo liberdade de locomoção, distribuição do peso e sustentação. Além disso, é composto por músculos e ossos que permitem a prática de certos esportes, como corrida e natação.

Mas muitas vezes, não cuidamos dos pés como deveríamos. Por isso, é uma parte que sofre com sapatos e sandálias de salto alto, de bico fino, apertados, de solado duro, que são desconfortáveis e geradores de transtornos.

Esses transtornos podem ser:

Calosidades – gerados pelo organismo como uma forma de proteção à demasiada pressão sentida pelos pés, pode ser retirada cirurgicamente quando presente entre os dedos, causando dor e desconforto.

Bolhas – são formadas após certa quantidade de atrito que a região não consegue suportar, causadas por calçado novo, pressão de algum calçado muito apertado, e até mesmo o modo errado de andar. Para as bolhas, como causam muita dor, deve-se usar calçados bastante confortáveis, que evitam o contato com a região afetada e permitam a recuperação do local.

Unhas encravadas – as causas da unha encravada incluem o encurvamento natural da unha, o peso da pessoa, a maneira de cortá-las, o tipo de calçado utilizado - os de bico fino e alto propiciam ainda mais a formação da lesão em razão da pressão nos dedos, que precisam sustentar todo o corpo. A unha encravada também gera dor, além de vermelhidão e inchaço. Dependendo da situação, é importante procurar um podólogo, profissional especialista em pés.

Micose – a micose pode ser adquirida por meio de algum trauma que a pele ou a unha receberam, ficando fragilizados, o que permite entrada de fungos e bactérias na região afetada.

Para essas e outras lesões existem tratamentos e é muito importante sempre utilizar calçados confortáveis e arejados, secar bem os pés e principalmente entre os dedos após o banho; se utilizar calçado fechado, deixá-lo secar ao sol para retirar umidade.


Por Giorgia Lay-Ang
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Algas
Estude os diversos aspectos que caracterizam esses organismos.

..................................................

Força de atrito
Fique por dentro dos diferentes tipos de força de atrito.

..................................................