Por que não podemos beber água do mar?

Não podemos beber água do mar por que a sua ingestão pode causar graves problemas de desidratação e diarreias.

Beber água do mar pode não ser uma boa opção para hidratar-se
Beber água do mar pode não ser uma boa opção para hidratar-se
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Você já imaginou como conseguiria água caso sofresse um naufrágio? A resposta para essa pergunta muitas vezes é a água do mar, entretanto, a ingestão dessa substância pode causar sérios danos à saúde.

A água salgada representa cerca de 97,5% do total de água existente no planeta e diferencia-se da água doce por apresentar uma grande quantidade de sais dissolvidos. Na água do mar, encontramos uma salinidade igual ou superior a 30%, enquanto na água doce os valores são inferiores a 0,5%.

O sangue, assim como a água, possui sais, entretanto, a quantidade é extremamente baixa. Ao ingerirmos água do mar, uma grande quantidade de sal chega ao sistema digestório, o que faz com que o corpo tente eliminar esse excesso. Na tentativa de diluir o sal, o corpo começa a perder água por osmose, ou seja, a água tende a sair do local menos concentrado (sangue) para o mais concentrado. A perda de água exagerada desencadeia um problema conhecido como desidratação, que, se não tratado corretamente, pode levar uma pessoa à morte.

À medida que a desidratação instala-se, a pessoa começa a sentir mais sede, um sinal do organismo que indica que o corpo precisa de água. Nesse momento, o ideal é ingerir água doce potável. Caso a ingestão de água salgada seja feita, o processo pode agravar-se e levar a pessoa à morte.

Outro problema decorrente da ingestão da água do mar é a existência de alguns sais que podem irritar o intestino e causar diarreia. Este processo também é perigoso porque a perda de água pelas fezes pode também levar à desidratação.

Sendo assim, se estiver preso no mar, o ideal é não ingerir a água salgada e procurar outros meios de hidratar-se. Uma pessoa pode conseguir suprir suas necessidades ao beber água da chuva, retirar água dos alimentos, tais como peixes, e usar uma técnica simples de evaporação. Para conseguir água doce por meio da evaporação, basta colocar água salgada em um recipiente e cobri-lo com um saco plástico ou outro material. Após evaporar, o vapor de água atinge o material que está tampando o recipiente e condensa-se, formando pequenas gotinhas de água livres de sal. Apesar de ser uma pequena quantidade, isso pode ajudar a manter o funcionamento do organismo.

Vale destacar, no entanto, que hoje existem técnicas que permitem que a água do mar seja tratada e torne-se potável. Esse processo é chamado de dessalinização e já é realidade em várias partes do mundo. O problema dessa tecnologia é que o gasto com a construção das usinas e com a energia para a sua realização é alto, o que torna a técnica inviável em vários lugares. A água do mar é uma potencial fonte de água potável, mas o ideal é investir na preservação das fontes de água doce e no uso consciente desse recurso, que são medidas mais econômicas.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Vikings
Quais são as principais características desses povos?

..................................................

Eu lírico
Você sabe o que difere o eu lírico do autor literário?

..................................................