Problemas psicológicos e psiquiátricos

Depressão: um problema frequente no mundo contemporâneo.
PUBLICIDADE

No Código Internacional de Doenças (CID), os problemas psicológicos e psiquiátricos estão na categoria F. Diferentemente de muitos problemas de saúde, a grande maioria de tais distúrbios não tem como ser diagnosticada por meio de exames laboratoriais, sendo tal identificação feita a partir da análise do profissional da saúde, geralmente da área da psiquiatria.

Assim, como geralmente problemas desta natureza não são muito evidentes, tanto para seu portador quanto para quem convive com ele, nem sempre é fácil aceitar o diagnóstico. Também são frequentes os casos em que um paciente é reconhecido e tratado como portador de um problema e, mais tarde, descobre-se que se trata de outro transtorno mental/comportamental.

Diante disso, é muito importante que, em suspeitas de algo desta ordem, seja procurado um médico competente, tendo uma boa e sincera conversa com este profissional. Assim, as chances de se receber um diagnóstico incorreto, ou não recebê-lo, mesmo o problema sendo real, são bem menores.

Esta seção foi criada com o intuito de auxiliar estudantes em suas pesquisas, e também informar o público em geral quanto a esta temática. Vale lembrar que os conteúdos aqui contidos apontam aspectos gerais de tais problemas, não devendo ser utilizados como ferramentas para autodiagnósticos.

Bom estudo!


Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Problemas psicológicos e psiquiátricos"
Confira os artigos da seção Problemas psicológicos e psiquiátricos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................