Quantos litros de água devemos beber diariamente?

Você já se perguntou quantos litros de água devemos beber diariamente? Para responder a essa pergunta, é necessário avaliar a saúde, idade e sexo de cada pessoa.

Beber água é fundamental para o funcionamento do organismo
Beber água é fundamental para o funcionamento do organismo
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A água é uma substância fundamental para a nossa sobrevivência, atuando em diversas reações químicas e processos fisiológicos. Em razão da nossa incapacidade de armazenar essa substância e da sua eliminação constante pelo organismo, devemos sempre manter nosso corpo hidratado por meio da ingestão de água.

Muita dúvida existe, no entanto, a respeito da quantidade ideal a ser ingerida por cada pessoa. Segundo o Ministério da Saúde, o recomendado é que seja feita a ingestão de pelo menos dois litros de água e, de preferência, entre as refeições. Porém, cada pessoa possui um metabolismo e ritmo de vida diferentes, sendo essa, portanto, uma recomendação do mínimo exigido para um adulto.

Alguns autores recomendam que sejam avaliados diversos pontos antes de estabelecer a quantidade de água ideal. Problemas de saúde, época do ano, peso, altura, atividades físicas praticadas, idade e sexo, por exemplo, são alguns dos aspectos a serem analisados antes de se recomendar quantos litros de água são necessários para suprir as necessidades de uma pessoa.

Existem diversos estudos, no entanto, que mostram médias ideais para cada sexo e faixa etária. Bebês de até seis meses, por exemplo, devem beber 0,7 litro de água, o que é proveniente do leite da mãe. Homens na faixa etária compreendida entre 14 e 18 anos devem ingerir 2,6 litros de água, enquanto mulheres da mesma idade necessitam apenas de 1,8 litro. Já homens maiores de 19 anos devem beber 2,2 litros de água, mesma quantidade recomendada para mulheres na mesma faixa etária.

Alguns médicos e nutricionistas defendem ainda que, para adultos, o ideal é que sejam ingeridos 35 ml de água por quilo de massa. Sendo assim, para uma pessoa de 65 kg, recomenda-se a ingestão de 2275 ml de água. Observe a fórmula a seguir:

Quantidade ideal de água = Peso X 35

Vale destacar que as recomendações de quantidade água a ser ingerida que usam como critério o peso, sexo e a idade não levam em conta o contexto em que cada pessoa está inserida. Em dias quentes, por exemplo, o suor pode fazer com que haja uma perda grande de água, sendo necessária, portanto, uma reposição maior. O mesmo é válido para pessoas que praticam atividade física ou que estão com problemas gastrointestinais (vômitos e diarreias), em que a perda de água pode ser exagerada.

Já pessoas que apresentam doenças cardíacas e renais devem utilizar a água com maior cautela, evitando a ingestão exagerada. A água em excesso, nesses casos, pode sobrecarregar rins e coração, agravando o problema. É fundamental, portanto, uma conversa franca com o médico quando existem problemas de saúde.

Analisar a vida do paciente e suas necessidades diárias é fundamental para uma recomendação correta da quantidade de água a ser ingerida. É importante que haja um equilíbrio constante entre o que foi ingerido e o que foi perdido para que o corpo funcione adequadamente. Dar atenção à perda excessiva de água e aos problemas de saúde pode evitar o agravamento de doenças ou o surgimento de novos problemas.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Genocídio
O genocídio é considerado crime contra a humanidade?

..................................................

Ilusão de ótica
Descubra se há relação entre a ilusão de ótica e a matemática.

..................................................