Química celular

Interação entre moléculas de água.
PUBLICIDADE

As células são consideradas as unidades estruturais dos seres vivos. Elas são formadas por substâncias inorgânicas, como a água e alguns minerais; e orgânicas: os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. Essas substâncias propiciam a realização de inúmeras transformações físicas e químicas que ocorrem em nível celular, e que permitem o funcionamento dos organismos vivos.

Na Biologia, a área responsável pelo estudo de tais substâncias, incluindo o metabolismo das células, é chamada Bioquímica. 

De todas essas substâncias, a água é a mais abundante. Ela está presente em inúmeras reações químicas, é utilizada no processo de dissolução de substâncias, dentre outros. Sua versatilidade está bastante relacionada à constituição que apresenta e à interação entre suas moléculas.

Os sais minerais são formados por íons e desempenham funções diversas, dependendo de qual tipo se trata. Um exemplo são os íons de hidrogênio, capazes de determinar o pH do meio, de acordo com a sua concentração.

Quanto às substâncias orgânicas, os carboidratos desempenham função energética e também estrutural. Já os lipídios atuam como reserva de energia e auxiliam na regulação térmica. As proteínas podem exercer atividade enzimática, hormonal ou imunitária. As vitaminas agem na prevenção de problemas de saúde e também como cofatores de reações enzimáticas. Finalmente, os ácidos nucleicos: responsáveis pelas heranças biológicas.

Graças à Bioquímica podemos compreender o que acontece conosco em nível celular e perceber o quanto o micro está diretamente relacionado aos aspectos macroscópicos.

Saiba mais sobre os componentes e a dinâmica das células visitando os textos desta seção!


Por Mariana Araguaia
ARTIGOS DE "Química celular"
Confira os artigos da seção Química celular
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que é força?
Você sabia que a força é um tipo de grandeza? Revise!

..................................................

Savanas
Fique por dentro dos aspectos que marcam essa vegetação.

..................................................