Química celular

Interação entre moléculas de água.

As células são consideradas as unidades estruturais dos seres vivos. Elas são formadas por substâncias inorgânicas, como a água e alguns minerais; e orgânicas: os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. Essas substâncias propiciam a realização de inúmeras transformações físicas e químicas que ocorrem em nível celular, e que permitem o funcionamento dos organismos vivos.

Na Biologia, a área responsável pelo estudo de tais substâncias, incluindo o metabolismo das células, é chamada Bioquímica.

De todas essas substâncias, a água é a mais abundante. Ela está presente em inúmeras reações químicas, é utilizada no processo de dissolução de substâncias, dentre outros. Sua versatilidade está bastante relacionada à constituição que apresenta e à interação entre suas moléculas.

Os sais minerais são formados por íons e desempenham funções diversas, dependendo de qual tipo se trata. Um exemplo são os íons de hidrogênio, capazes de determinar o pH do meio, de acordo com a sua concentração.

Quanto às substâncias orgânicas, os carboidratos desempenham função energética e também estrutural. Já os lipídios atuam como reserva de energia e auxiliam na regulação térmica. As proteínas podem exercer atividade enzimática, hormonal ou imunitária. As vitaminas agem na prevenção de problemas de saúde e também como cofatores de reações enzimáticas. Finalmente, os ácidos nucleicos: responsáveis pelas heranças biológicas.

Graças à Bioquímica podemos compreender o que acontece conosco em nível celular e perceber o quanto o micro está diretamente relacionado aos aspectos macroscópicos.

Saiba mais sobre os componentes e a dinâmica das células visitando os textos desta seção!

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Química celular

Aminoácidos

Informações sobre as moléculas que formam as proteínas.

Anticorpos

Compreenda como os anticorpos atuam neutralizando os antígenos.

As vitaminas

Clique aqui e conheça algumas vitaminas, onde são encontradas e o que sua falta pode ocasionar em nosso organismo.

Cadeia respiratória

Saiba aqui como ocorre a cadeia respiratória, a terceira etapa da respiração celular.

Carboidratos

Como os carboidratos participam de reações e estruturas em nosso organismo.

Ciclo de Krebs

Clique aqui e entenda o que é o ciclo de Krebs, quais são suas etapas, o motivo pelo qual é chamado de ciclo do ácido cítrico e seu rendimento total.

Clorofila

Aprenda mais sobre a clorofila, um importante pigmento fotossintetizante que pode ser classificado em a, b, c e d.

Enzimas

Clique aqui e aprenda qual é a função das enzimas e como elas atuam.

Fermentação

Fermentação, Substâncias orgânicas, Liberação de energia, Oxigênio, Síntese anaeróbia, Fungo, Bactérias, Protozoários, Álcool etílico, Ácido lático, Lactobacilos, Sacchomyces cerevisiae, Levedura, Contração muscular, Piruvato, Fadiga muscular.

Glicogênio

Saiba mais sobre o glicogênio, um polissacarídeo de reserva encontrado nas células animais, principalmente nas células do fígado e musculares.

Glicólise

Clique aqui e saiba o que ocorre na glicólise, uma das etapas da respiração celular.

Glicose

Aprenda mais a respeito da glicose, uma molécula extremamente importante para a produção de energia na célula. Neste texto, falaremos sobre o que é glicose, suas funções, o transporte de glicose na célula e o processo de glicólise. Além disso, abordaremos importantes temas como hiperglicemia, hipoglicemia e diabetes.

Lipídios

Lipídios, categoria de compostos, função dos lipídios, característica dos lipídios, os principais grupos de lipídios, os triglicérides, os fosfolipídios, os cerídeos, os esteróides, classificação dos ácidos graxos, o excesso de esteróides.

Melanina

Compreenda como nosso corpo se protege dos efeitos nocivos dos raios solares através da produção de melanina.

Os cloroplastos

Os cloroplastos são organelas responsáveis pelo processo fotossintético.

Proteínas

Clique aqui e entenda o que são proteínas. Conheça suas funções e seus tipos. Saiba quais alimentos são ricos em proteínas.

Respiração celular

Compreenda o que é a respiração celular, processo em que a célula produz energia a partir da glicose e na presença de oxigênio, e conheça suas principais etapas!

Retículo endoplasmático

Há dois tipos de retículo endoplasmático. Os dois são essenciais para o bom funcionamento da célula.

Sais minerais

Como os sais minerais atuam em nosso organismo e onde podem ser encontrados.

Serotonina

Clique no texto e saiba o que é serotonina. Veja quais são os alimentos que ajudam a produzir a serotonina e como esse neurotransmissor atua no corpo.

Teoria do encaixe induzido

Compreenda a teoria do encaixe induzido, que explica a interação entre enzimas e substrato.

Tradução

Compreenda mais sobre a tradução, o processo de síntese de proteínas.

Vitamina A

Saiba mais sobre a vitamina A, uma vitamina lipossolúvel que pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal.

Vitamina C

Saiba mais a respeito da vitamina C, uma vitamina hidrossolúvel encontrada em frutos cítricos e que previne o escorbuto.

Vitamina D

Saiba mais sobre a vitamina D, composto produzido em nosso corpo e que mantém os níveis de cálcio e fósforo normais.

Vitamina E

Descubra como e quando a vitamina E foi descoberta e o importante papel dessa substância orgânica no organismo humano.

Vitamina K

Saiba mais sobre a vitamina K, um composto orgânico que possui importante influência na coagulação sanguínea e no metabolismo ósseo.

Vitaminas do complexo B

Conheça as oito vitaminas do complexo B e entenda a importância de uma alimentação balanceada para a saúde.