Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação

Esqueci minha senha

Protozoários e algas

Representantes unicelulares e fotossintetizantes do Reino Protoctista.

O Reino Protista, ou Protoctista, é um grupo que gera muitas controvérsias, uma vez que abriga indivíduos distintos entre si, de origens evolutivas também distintas. Assim, essa divisão é artificial, contemplando organismos unicelulares eucariontes e heterotróficos, e que podem formar colônias - os protozoários; e também seres vivos fotossintetizantes, unicelulares ou com várias células, sem tecidos verdadeiros: as algas.

Protozoários são seres microscópicos, sendo a maioria aquática. Alguns são parasitas, podendo provocar doenças em seus hospedeiros, como a amebíase, leishmaniose e doença de Chagas; e há também indivíduos que desempenham relações harmônicas com outras espécies. Podem reproduzir assexuadamente, por divisão binária, ou sexuadamente.

Quanto às algas, são organismos aquáticos ou de ambiente terrestre e úmido. A maioria das espécies têm suas células dotadas de parede celular, geralmente constituída por celulose; e possuem cloroplastos em seu interior, auxiliando na fotossíntese. O corpo das algas multicelulares, filamentoso, é chamado talo. Quanto à reprodução, esta pode ser assexuada, por divisão binária ou fragmentação; ou sexuada.

Na Biologia, protozoários aquáticos, de vida livre, são considerados integrantes do zooplâncton, sendo, por isso, estudados na Zoologia; e os que causam doenças, fazem parte do conteúdo programático da Microbiologia, que é a parte da Biologia responsável pelo estudo de micro-organismos patogênicos. Quanto às algas, a área responsável por elas é a Ficologia.

Nesta seção você encontrará um bom acervo sobre esse grupo de seres vivos, e aprenderá muitos aspectos interessantes de sua biologia.

Por Mariana Araguaia
Sistema de comentários indisponível no momento!
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

Finanças
Fique por dentro dos cálculos de estimativa do valor atual.

Geometria
Descubra como é feita a soma dos ângulos de um triangulo.