Reprodução e desenvolvimento

Ultrassom de bebê humano: resultado da reprodução sexuada.
PUBLICIDADE

A reprodução é uma característica própria dos seres vivos e, além disso, um dos principais fatores responsáveis pela viabilidade da vida na Terra, uma vez que, graças a ela, novos indivíduos podem ser formados, a todo o momento.

Consideramos, de uma maneira geral, que existem dois tipos de reprodução: a assexuada, que envolve o surgimento de um novo indivíduo a partir de outro, sendo ambos morfologicamente (e geneticamente) idênticos; e a sexuada, que envolve a união de material genético entre a geração parental, geralmente por meio de gametas (feminino e masculino), dando origem a indivíduos semelhantes aos pais, mas não idênticos. Muitas espécies desenvolvem ambos os tipos.

A reprodução sexuada possui outras peculiaridades, como o fato de ser feita por um único indivíduo (hermafrodita) ou por mais de um; sua fecundação, que pode ser externa ou interna; e a maneira como se dá o desenvolvimento do embrião.

Nesta seção, você encontra textos sobre esse assunto, envolvendo também questões relacionadas aos tipos de reprodução, ciclos de vida, desenvolvimento dos seres vivos, e processos relacionados à gestação humana. Para complementar as informações relativas a essa temática, a seção “Sexualidade” disponibiliza produções sobre as doenças sexualmente transmissíveis e também sobre métodos contraceptivos.

Boa leitura!


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Pôde ou pode?
Será que apenas uma das expressões está correta?

..................................................

Migrações
Revise os seus conhecimentos sobre esse assunto. Clique!

..................................................