Sistema sensorial

O sistema sensorial humano pode ser definido como o conjunto de estruturas que possuem células especializadas na captação de estímulos.

É por meio do paladar que sentimos o sabor dos alimentos
É por meio do paladar que sentimos o sabor dos alimentos
PUBLICIDADE

Quando falamos em sistema sensorial, referimo-nos ao conjunto de receptores sensoriais encontrados em nosso corpo. São esses receptores que captam os estímulos do meio e envia-os para o sistema nervoso, garantindo uma resposta adequada àquela determinada perturbação. A essa captação de estímulos por estruturas especializadas e sua interpretação damos o nome de sentidos.

RECEPTORES SENSORIAIS

Os receptores sensoriais que captam estímulos do meio (exteroceptores) podem ser classificados de diferentes formas, sendo a mais comum a classificação de acordo com o estímulo ao qual responde. Levando em consideração essa forma de classificação, os principais receptores existentes são os:

  • Fotorreceptores: Captam a luz;

  • Mecanorreceptores: Percebem estímulos, tais como movimento, pressão e tensão;

  • Fonorreceptores: Captam os sons. Muitos autores consideram esses receptores como um tipo de mecanorreceptor;

  • Quimiorreceptores: Percebem estímulos químicos.

Existem ainda receptores que estão localizados no interior do corpo e que captam informações sobre o organismo, não estando, portanto, relacionados com os sentidos. Esses receptores podem ser do tipo proprioceptores e interoceptores. Os proprioceptores relacionam-se com a percepção da posição e movimentação do corpo. Já os interoceptores captam informações como temperatura, pH, composição do sangue, entre outras informações.

OS CINCO SENTIDOS

Visão: é o sentido relacionado com a interpretação de imagens. Esse sentido é possível graças ao funcionamento adequado do olho, que é o órgão responsável por captar a luz e enviar mensagens ao cérebro sobre o estímulo recebido. Para realizar essa função, o olho conta com a presença de fotorreceptores denominados de cones e bastonetes.

Paladar: é o sentido relacionado com a interpretação dos sabores. Os estímulos são captados graças a quimiorreceptores localizados em estruturas chamadas de papilas gustativas, que estão localizadas principalmente na língua. Esse sentido está relacionado intimamente com o olfato.

Olfato: é o sentido capaz de captar partículas presentes no ar e perceber os diferentes cheiros. O órgão responsável pelo sentido é o nariz, local onde é possível observar a presença do epitélio olfatório, uma região no alto da cavidade nasal rica em quimiorreceptores.

Tato: é responsável por perceber estímulos táteis, dor, calor e pressão. A percepção desse sentido é possível graças à presença de vários tipos diferentes de mecanorreceptores que estão espelhados pela pele, mucosas e vísceras.

Audição: é o sentido responsável por captar as ondas sonoras e que nos permite compreender os sons do meio. Esse sentido é possível graças à orelha, que possui na sua região mais interna mecanorreceptores capazes de perceber as vibrações causadas pelo som.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

O que são fonemas?
Tudo que você precisa saber acerca de fonemas está aqui!

..................................................

Direita e Esquerda
O que significa ser de direita ou esquerda na política atual?

..................................................