Tecido ósseo

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo especializado, extremamente rígido e resistente que está presente nos nossos ossos.

O osso é formado por tecido ósseo
O osso é formado por tecido ósseo
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que está presente nos ossos, estruturas rígidas importantes para a sustentação do corpo, proteção dos órgãos, movimentação, reserva de íons, além de relacionar-se com a produção de células sanguíneas. Esse tecido é muito especializado e caracteriza-se por seu material extracelular calcificado, que garante um alto grau de rigidez e resistência à pressão.

Células do tecido ósseo

As células do tecido ósseo são os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos.

Observe o esquema dos osteócitos e osteoblastos, células responsáveis pela síntese e manutenção da matriz
Observe o esquema dos osteócitos e osteoblastos, células responsáveis pela síntese e manutenção da matriz

  • Osteócitos

    Os osteócitos são células achatadas com forma de amêndoa que atuam na manutenção da matriz óssea. Essas células, que são as mais abundantes no tecido ósseo, são encontradas na matriz óssea em regiões conhecidas como lacunas. Em cada lacuna há apenas um osteócito, que possui prolongamentos que se estendem por canalículos. Esses prolongamentos garantem a comunicação entre os osteócitos.

  • Osteoblastos

    Os osteoblastos são as células responsáveis pela síntese de substâncias orgânicas da matriz óssea e mineralização da matriz. Essas células ficam localizadas na superfície óssea, formando uma camada de células (osteoide). Após sintetizarem a matriz, ficam presas em lacunas nesse material, passando a ser chamadas de osteócitos.

  • Osteoclastos

    Os osteoclastos, diferentemente dos demais tipos, são células móveis e grandes encontradas em locais de reabsorção do tecido ósseo. Essas células são originadas de precursores provenientes da medula óssea e atuam quebrando a matriz orgânica e dissolvendo os cristais de cálcio, sendo responsáveis pelo processo de reabsorção óssea.

A matriz óssea

A matriz óssea é formada por uma parte inorgânica e outra parte orgânica. A matriz inorgânica é formada por íons fosfato, cálcio, bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato, sendo esses cinco últimos encontrados em menor quantidade. Já a matriz orgânica é constituída por colágeno, proteoglicanas e glicoproteínas.

Tipos de tecido ósseo

O tecido ósseo pode ser classificado em dois tipos básicos: o tecido ósseo primário e o tecido ósseo secundário. O tecido ósseo primário, também chamado de imaturo, é o primeiro tipo de tecido que aparece em um osso e caracteriza-se por sua menor quantidade de minerais e uma organização irregular das fibras colágenas.

O tecido ósseo secundário, também chamado de lamelar, aparece em substituição ao tecido ósseo primário. Esse tecido apresenta fibras colágenas organizadas formando lamelas, as quais podem ser paralelas ou concêntricas ao redor dos canais de Harvers (locais onde passam vasos sanguíneos e células nervosas no interior dos ossos).

O tecido ósseo pode ser classificado ainda em esponjoso e compacto. O tecido esponjoso apresenta vários espaços intercomunicantes, e o tecido compacto apresenta-se praticamente sem cavidades visíveis.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................