Teor de água dos alimentos

O teor de água dos alimentos varia de acordo com a sua origem e com a forma de consumo.

Podemos retirar água também dos vegetais
Podemos retirar água também dos vegetais
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O organismo utiliza água para as mais variadas funções, destacando-se a participação em reações químicas, na regulação da temperatura corpórea, na proteção de estruturas do corpo e no transporte de substâncias. Entretanto, para a realização dessas atividades, o corpo necessita de uma constante hidratação.

A água pode ser obtida de diversas maneiras, apesar de na maioria das vezes o homem preocupar-se apenas com a ingestão da água potável. Grande parte dessa substância pode ser retirada dos alimentos, uma vez que todos os seres vivos possuem água em sua composição.

Apesar de os alimentos serem fonte de água, especialistas afirmam que o líquido obtido desses produtos só pode representar 10% do valor necessário de água diariamente. Sendo assim, mesmo que uma dieta seja rica em alimentos com água, essa substância deve ser ingerida para garantir uma hidratação efetiva.

Os alimentos apresentam diferentes teores de água, mas os de origem vegetal destacam-se por apresentarem essa substância em maior quantidade em relação aos produtos de origem animal. Os alimentos crus também possuem grande quantidade de água quando comparados aos cozidos, sendo os grãos uma exceção, apresentando mais água após o cozimento.

Vale destacar que, apesar de bebidas industrializadas, como refrigerantes e sucos, serem uma grande fonte de água, a quantidade de açúcar e conservantes torna essa uma opção pouco recomendada.

Veja a seguir uma lista com o teor de água encontrado em alguns alimentos:

 Alimentos 

Teor de água aproximado(%)

 Abacaxi

87

 Abóbora  cozida

70

 Alface

96

 Arroz  cozido

85

 Banana

74

 Cenoura

88

 Feijão  cozido

80

 Frango  assado

70

 Leite

91

 Manga

82

 Manteiga

16

 Melancia

92

 Ovos

75

 Peixe  assado

74

 Pepino

96

 Queijo  suíço

38

 Repolho

92

 Uva

81

Atenção: Os vegetais, além de serem ricos em água, são essenciais para garantir a boa forma e o bom funcionamento do intestino, bem como para reduzir os riscos de doenças no coração, obesidade, diabetes e cânceres.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Neutrinos
Você sabia que essa partícula é muito abundante no universo?

..................................................

Much or many?
Aprenda a usar corretamente essas palavras em inglês.

..................................................