Úlceras pépticas

Podemos observar na imagem acima algumas lesões causadas por úlceras pépticas
Podemos observar na imagem acima algumas lesões causadas por úlceras pépticas
Por Paula Louredo Moraes
PUBLICIDADE

Também chamada de úlcera gástrica ou úlcera duodenal, a úlcera é uma lesão no revestimento do esôfago, estômago ou duodeno. É provocada pelo excesso de ácido clorídrico produzido pelo estômago, pelo excesso de anti-inflamatórios e, em quase 100% dos casos, pela bactéria Helicobacter pylori, sendo que o fumo facilita o aparecimento da úlcera e dificulta a sua cicatrização.

Úlcera e gastrite são diferentes, pois a gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, no tecido que reveste o estômago, enquanto que a úlcera é uma lesão, uma ferida, que quando afeta o estômago é chamada de úlcera gástrica; e quando afeta o duodeno é chamada de úlcera duodenal. "Gastrite é uma inflamação aguda do tecido do estômago, já a úlcera é uma lesão localizada, pequena, em geral no duodeno. Nem sempre a pessoa que tem gastrite desenvolve úlcera", explica o gastroenterologista Joaquim Gama, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os sintomas das úlceras são a má digestão, enjoos, dores na região do estômago, azia, vômitos, queimação e sensação de “estufamento” após as refeições. Em alguns casos, a úlcera pode ser assintomática e isso pode levar a complicações da lesão, como sangramento e perfuração. Com o sangramento, o paciente observa fezes pretas, moles, brilhantes e mal cheirosas (melenas), acompanhadas ou não de vômitos com sangue vivo ou tipo borra de café (hematêmese).

O diagnóstico da úlcera é feito a partir do histórico do paciente e de uma endoscopia digestiva. Também pode ser feito com raio X contrastado do estômago e duodeno. O médico pode também retirar um fragmento da úlcera para fazer um exame mais detalhado, e descobrir a presença de Helicobacter pylori, e a natureza benigna ou maligna da úlcera, já que algumas podem ser causadas por câncer.

O tratamento para a úlcera é feito utilizando-se antiácidos para neutralizar o excesso de ácido no estômago ou inibir a sua secreção. Nos casos em que há a presença da bactéria Helicobacter pylori, antibióticos são receitados para combatê-la. É importante que se interrompa o uso de anti-inflamatórios, cigarro e bebidas alcoólicas.

Algumas precauções podem ser tomadas quando se está com úlceras pépticas, como:

      Evite ficar com o estômago vazio, alimentando-se de 3 em 3 horas;
      Evite o consumo de alimentos gordurosos, pois eles exigem mais do estômago para serem digeridos, com consequente aumento na produção de ácido clorídrico;
      Evite frutas cítricas;
      Evite beber café puro com o estômago vazio. Prefira-o misturado ao leite ou após as refeições;
      Mastigue bem todos os alimentos, pois isso facilitará a digestão;
      Evite alimentos condimentados e de difícil digestão, como o picles, pepino e pimentão;
      Evite refrigerantes e água com gás;
      Evite doces, pois o açúcar aumenta a acidez do estômago;
      Evite consumir alimentos e bebidas muito quentes, pois eles irritam o sistema digestivo.


Por Paula Louredo Moraes
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................