Vacina contra a gripe

Agora a campanha nacional da vacina contra a gripe atende às gestantes e algumas crianças.
Agora a campanha nacional da vacina contra a gripe atende às gestantes e algumas crianças.
PUBLICIDADE

Gripe é o nome dado a uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus capaz de sofrer mutações com bastante frequência: o Influenzavírus, ou somente influenza. Seus sintomas são bem parecidos com os do resfriado e da rinite alérgica. No entanto, são mais severos, impossibilitando a pessoa acometida de exercer suas atividades diárias, normalmente.

Apesar de não ser uma doença grave, e raramente provocar sintomas por mais de duas semanas; a gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade, e/ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonias. Além disso, surtos epidêmicos e endêmicos provocados por novas linhagens do vírus também são capazes de causar um número significativo de mortes.

Considerando esses fatores, em 1999, Ano Internacional do Idoso, a vacina contra a gripe passou a ser distribuída, gratuitamente, a indivíduos com idade acima de 60 anos, indígenas e portadores de doenças crônicas; anualmente. Além deles, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, e profissionais da saúde; passaram também a integrar esse grupo, a partir da campanha de 2011.

Vale lembrar que a vacina gratuita é destinada somente a alguns funcionários da área de saúde: os que trabalham em prontos-socorros, UTIs, hospitais, vigilância epidemiológica, e de atenção básica – inclusive funcionários da limpeza, recepcionistas, motoristas, maqueiros, etc. Outra informação adicional é sobre a vacinação das crianças, que deverão recebê-la fracionada em duas meias doses, com intervalo de trinta dias entre elas.

Pessoas que não se encaixam nas categorias listadas acima também podem se vacinar, mas para isso devem pagar pela vacina, obtida nas redes particulares de saúde – já que não pertencem ao grupo mais suscetível a desenvolver complicações dessa doença. No entanto, vale lembrar que medidas básicas, como sempre lavar as mãos, evitar aglomerações, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoais com pessoas que apresentem sintomas da gripe; são altamente eficazes.
É importante ressaltar que a vacina contra a gripe é contraindicada em caso de pessoas com alergia severa à clara de ovo e/ou ao antigo Merthiolate, e àquelas que apresentaram reações significativas em vacinações anteriores. Além disso, recomenda-se que indivíduos febris aguardem até saírem desse quadro para, então, se vacinarem.
 

Curiosidade:

Como o vírus da gripe é altamente mutante, a cada ano é disponibilizada uma vacina diferente, contendo novas cepas do vírus. Pelo mesmo motivo, mesmo vacinada, existe a possibilidade de uma pessoa desenvolver a gripe. No entanto, nestes casos, a doença se apresenta com sintomas bem mais brandos.


Por Mariana Araguaia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desnutrição
Fique por dentro das causas e sintomas desse problema.

..................................................

Monômios
Aprenda a resolver operações básicas com essas expressões.

..................................................