Vitamina A

A vitamina A desempenha um importante papel na manutenção da visão, na integridade celular epitelial e na regulação do sistema imunológico.

A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros e alguns frutos
A vitamina A é encontrada em alimentos de origem animal, vegetais folhosos verde-escuros e alguns frutos
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O termo vitamina deriva das palavras vital e amina e foi criado por Casimir Funk, em 1912, após ter isolado a vitamina B1 do arroz. Atualmente, esse termo é usado para definir moléculas orgânicas que atuam como catalisadores (substâncias que aumentam a velocidade das reações) em nosso corpo.

Costuma-se classificar as vitaminas em lipossolúveis e hidrossolúveis. As vitaminas solúveis em gordura (lipossolúveis) são a A, D, E e K e acumulam-se na gordura do organismo e no fígado. As vitaminas solúveis em água são as vitaminas C e B, as quais são armazenadas no figado e são absorvidas e excretadas de maneira mais rápida.

Vitamina A

A vitamina A, também chamada de retinol, relaciona-se com diversas atividades do organismo, tais como visão, crescimento, manutenção da integridade celular epitelial e regulação do sistema imunológico, além de sua participação na defesa antioxidante. Trata-se de um grupo formado por retinol, retinaldeído, ácido retinoico e carotenoides que atuam como precursores do retinol.

  • Onde a vitamina A é encontrada?

A vitamina A é encontrada, na forma de retinol, em alimentos de origem animal e, na forma de carotenoides, em vegetais folhosos de coloração verde-escura e em frutos com tons que variam do amarelo ao vermelho. Como exemplo de alimentos ricos em vitamina A, podemos citar o bife de fígado, cenoura, manga, espinafre, couve e beterrabas.

Após ser ingerida, a vitamina A é absorvida no intestino delgado com a ajuda de gorduras, sais biliares e enterases pancreáticas. Após ser absorvida, a maior parte dessa vitamina (cerca de 90%) acumula-se no fígado. Além do fígado, a vitamina A pode acumular-se nos olhos e nos pulmões.

  • Qual é a quantidade recomendada de vitamina A?

A quantidade de vitamina A que deve ser ingerida diariamente depende da idade e da condição de cada pessoa. Veja a seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde para cada grupo em equivalente de retinol (unidade universalmente aceita para determinar a quantidade dessa vitamina):

- Criança de 0-6 meses: 400 μg

- Criança de 1-3 anos: 300 μg

- Meninas de 9-13 anos: 600 μg

- Meninos de 9-13 anos: 600 μg

- Mulheres de 14-70 anos: 700 μg

- Homens de 14-70 anos: 900 μg

- Mulheres grávidas acima dos 19 anos: 770 μg

- Lactantes acima dos 19 anos: 1300 μg

  • Deficiência de vitamina A

A deficiência de vitamina A provoca alguns sinais e sintomas importantes, tais como cegueira noturna, xeroftalmia (“olho seco”), alterações no crescimento, queratinização de células epiteliais e diminuição da atividade realizada por células do sistema imune. Essa deficiência pode ocorrer em pessoas desnutridas e em indivíduos que fazem baixa ingestão de gorduras e apresentam síndromes disabsortivas (síndromes de má absorção). Estima-se que cerca de 250000 a 500000 crianças fiquem cegas anualmente em consequência da carência de vitamina A.

  • O que o uso excessivo de vitamina A pode causar?

Apesar de a vitamina A ser extremamente importante, seu uso em grande quantidade pode trazer danos à saúde. Entre os principais problemas relacionados com o excesso de ingestão dessa vitamina, podemos citar náusea, vômito, icterícia (coloração amarelada na pele e mucosas), anorexia, visão turva, dores de cabeça, perda de cabelo, dores abdominais e musculares, sonolência e mudanças no estado mental.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Linha do Equador
A linha do Equador recebeu este nome por causa do país?

..................................................

Perímetro
O cálculo do perímetro é mais fácil do que você imagina.

..................................................